Na próxima sexta-feira (11/10), a 28ª e a 29ª Promotorias de Justiça de Teresina realizarão uma audiência pública sobre a implementação de políticas de saúde mental no município. O encontro está marcado para as 8h30, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça (Rua Álvaro Mendes, 2294, Centro). A pauta inclui o lançamento dos Protocolos de Atendimento em Urgência e Emergência em Saúde Mental, construídos por diversos órgãos, em conjunto com o Ministério Público do Estado. Também será divulgado o acordo de cooperação técnica celebrado entre a Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), a Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí e a Polícia Militar do Estado do Piauí.
Os protocolos estabelecem os fluxos de atendimento para diversos públicos: crianças e adolescentes, adultos (18 a 59 anos), pessoas idosas e população em situação de rua. Os fluxogramas preveem a atuação articulada entre os diversos partícipes dos serviços públicos de saúde (SAMU, hospitais, CAPS, Centro POP, UPA, ambulatório de saúde mental e outros) para manejo de casos de autonegligência, depressão, surto psicótico, dependência química e afins.
Na audiência pública, os trabalhos serão conduzidos pelos promotores de Justiça Marlúcia Evaristo (defesa das pessoas com deficiência e das pessoas idosas) e Eny Marcos Pontes (defesa da saúde pública).