Pessoas de pé sorrindo

 

Na tarde dessa segunda-feira, 30, a procuradora-geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura, ministrou palestra para estudantes, professores da Unidade Escolar Helvídio Nunes, além de gestores da SEDUC (Secretaria de Estado da Educação), sobre valorização da vida e prevenção ao suicídio. A unidade de ensino fica localizada no bairro Marquês, zona Norte de Teresina. A chefe do Ministério Público do Estado, foi acompanhada pela psicóloga do órgão, Liandra Nogueira, e as promotoras de Justiça Flávia Gomes, coordenadora do CAODEC (Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania), e Sílvia Reis, coordenadora do CAODIJ (Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude). Durante a conversa com o público foram entregue as cartilhas e marcadores de páginas elaborados pelo Ministério Público no âmbito da campanha #EuMeImportoComVocê.

 

Ao iniciar sua fala, Carmelina Moura apresentou aos presentes o Ministério Público, suas funções e a relevância do órgão para a sociedade. Logo em seguida, a procuradora-geral falou sobre a valorização do núcleo familiar, de respeito aos professores e da importância dos estudos, como meio de alcançar sonhos e objetivos. “Quero expressar minha alegria e satisfação de estar aqui com vocês para conversar e compartilhar um pouco sobre a minha experiência de vida. A mensagem que desejo deixar aqui para todos é que valorizem o que possuem, valorizem os seus laços familiares, valorizem seus amigos e docentes. Todas essas pessoas são importantes em sua trajetória”, disse.

 

Pessoas sentadas em amplo pátio

Pessoas sentadas observando mulher que está de pé falando

 

Já o secretário estadual de educação, Ellen Gera, agradeceu a parceria entre o Ministério Público e a pasta do Governo do Estado, que tem desenvolvido vários projetos em escolas públicas, entre os quais o Queremos Paz e o #IssoéDireitoHumano, idealizados e executados pelo CAODEC. “É um momento muito enriquecedor esse que estamos participando aqui. Uma troca de experiências entre integrante de instituições, pessoas com visões e formações de vidas diferentes. Esse diálogo coopera para a construção do conhecimento e melhor compreensão um do outro. Agradeço a toda equipe do Ministério Público por contribuir conosco”, avaliou.

 

A palestra fechou oficialmente as atividades desenvolvidas pelo Ministério Público do Piauí em alusão ao Setembro Amarelo. Na semana passada, a PGJ junto com uma equipe de promotoras de Justiça também ministrou palestra para alunos e professores do IFPI (Instituto Federal do Piauí), campus Central, em Teresina.

 

Pessoas de pé sorrindo