Pessoas sentadas

 

A Procuradoria-Geral de Justiça, por meio da Coordenadoria de Comunicação Social do Ministério Público e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, ofereceu aos membros e servidores da instituição um media training, evento de capacitação que tem como foco o relacionamento com a imprensa. A atividade foi realizada hoje (18/10), na sede da PGJ, em Teresina. A procuradora-geral, Carmelina Moura, proferiu o pronunciamento de abertura, falando sobre as aproximações que naturalmente se estabelecem entre o Ministério Público e os veículos de comunicação. “Consideramos que a imprensa é uma importante parceira, posto que ela tem o potencial de representar os interesses sociais que devemos proteger e promover. Ademais, enquanto membros de uma instituição pública, é imprescindível que mantenhamos uma relação saudável e transparente com a mídia, principalmente como forma de prestarmos contas à coletividade, de modo a ampliar o acesso dos cidadãos aos nossos serviços”, destacou a chefe do MPPI.

 

Pessoas sentadas em auditório

  

Em seguida, o coordenador de Comunicação Social, Edigar Neto, falou sobre as estratégias comunicacionais desenvolvidas no âmbito do Ministério Público piauiense, tanto para o estreitamento do contato entre instituição e coletividade quanto para a promoção de atividades educativas, por meio de campanhas e outras ações de alcance social. Em abril deste ano, estreou o programa MPTV, veiculado semanalmente pela TV Assembleia, com produção, reportagens, edição e finalização inteiramente sob a responsabilidade da Coordenadoria de Comunicação do MPPI. O estúdio do programa, inclusive, está instalado no auditório principal da PGJ, mesmo local em que foi realizado o media training hoje. Na última reunião do Comitê de Políticas de Comunicação, colegiado de caráter nacional vinculado ao CNMP, revelou-se que o MP do Piauí era o primeiro colocado na avaliação correspondente ao indicador criado para medir a relação entre o número de seguidores nas redes sociais e a quantidade de pessoas conectadas à internet no Estado. Edigar Neto ressaltou que isso é resultado de uma política de comunicação executada de forma estratégica, com a colaboração de todos os integrantes do Ministério Público.

 

Pessoa de pé falando

Pessoa de pé falando para o público

  

O media training foi conduzido pelo jornalista Fábio Gusmão, que é consultor de comunicação digital, ministrando treinamentos em comunicação, comunicação digital, redes sociais e inovação. Profissional da imprensa há 23 anos, é responsável pela editoria Radar e pelo Núcleo de Jornalismo de Dados e Checagem dos jornais O Globo e Extra, da Infoglobo/Editora Globo, onde já foi repórter, editor-assistente e editor de geral. É editor do grupo “Fato ou Fake”. Foi vencedor de vários prêmios de jornalismo, entre eles o Prêmio Esso de Reportagem, um dos mais importantes do meio.

 

“O media training tem grande importância no preparo das instituições e de seus agentes para o relacionamento com a imprensa, principalmente para a transmissão de informações de forma clara, objetiva e segura. Os membros e servidores do Ministério Público lidam diariamente com assuntos sensíveis, de interesse social, e é muito relevante que ajam da melhor forma possível diante das variadas situações comunicacionais”, ressaltou Fábio Gusmão.

 

Pessoa de pé

 

O conteúdo programático contemplou as técnicas para atendimento aos profissionais que atuam nas diferentes plataformas de mídia (impressa, online, televisiva, de rádio), concessão de entrevistas coletivas, importância da integração com a Assessoria de Imprensa, gerenciamento de crises e boas práticas no uso das redes sociais, entre outros temas. Ao final, o público participou de simulações de entrevistas para a TV, que posteriormente foram avaliadas e debatidas coletivamente.

 

O promotor de Justiça Paulo Rubens Parente Rebouças, com atuação na comarca de Altos, participou de todas as atividades e declarou que viveu um dia de muito aprendizado. “Foi uma iniciativa muito interessante da Procuradoria Geral de Justiça e da Coordenadoria de Comunicação Social. É muito importante que os membros e servidores do Ministério Público desenvolvam suas aptidões para a comunicação com a sociedade, que é o destinatário final do nosso trabalho”, frisou.

 

Duas pessoas conversando entre si

Pessoas de pé sorrindo