A procuradora-geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura, fez uma visita institucional ao reitor da UFPI (Universidade Federal do Piauí), José Arimatéia Lopes, na tarde dessa quinta-feira, 10 de outubro. Acompanhando a chefe do Ministério Público do Piauí estavam a promotora de Justiça Cléia Fernandes, chefe de gabinete da PGJ, e a técnica ministerial Emanuely Costa, assessora de convênios da Coordenadoria de Perícias e Pareceres Técnicos do MPPI. A reunião aconteceu no salão nobre da reitoria da universidade, no campus Petrônio Portella, em Teresina. Participaram da reunião o pró-reitor da Planejamento, André Macêdo, e o diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI), Gildásio Guedes Fernandes.
Durante a reunião, os dois gestores dialogaram sobre a parceria, através de convênios, que existe entre a instituição ministerial e a autarquia federal. Ambos reforçaram o compromisso de continuarem a colaborar mutuamente para o bom desenvolvimento do trabalho de suas instituições e assim contribuir com o progresso do Piauí. Entre as áreas que serão alvo de cooperarão, também por meio de convênio, estão a realização perícias técnicas; implantação no MPPI de projeto de eficiência energética; sustentabilidade, tecnologia da informação e capacitação.
“Nós viemos, inicialmente, agradecer as parcerias que já temos com a Universidade Federal do Piauí e estreitar esse contato com a finalidade de fortalecer todas essas atividades que já estão sendo realizadas de forma conjunta. Nosso objetivo é trabalhar junto de maneira a entregar um serviço de qualidade, empreendido pelas duas instituições, para os cidadãos piauienses”, disse a procuradora-geral de Justiça.
Já o professor doutor José Arimatéia Lopes agradeceu a visita da PGJ e ressaltou a importância do diálogo entre os órgãos estatais para o aperfeiçoamento das ações promovidas em prol dos cidadãos. “É muito importante essa aproximação. A nossa intenção quanto instituição de ensino, pesquisa e extensão é subsidiar soluções que auxiliem outros órgãos no incremento de suas atividades. Ficamos muito lisonjeados com a vinda da procuradora-geral e sua equipe, pois demonstra o quanto tem sido exitosa a colaboração entre nossas instituições”, avaliou.
O reitor da UFPI convidou ainda a chefe do Ministério Público a retornar à IES (Instituição de Ensino Superior) para conhecer os projetos e soluções na área de tecnologia da informação. Ao final da reunião, Carmelina Moura entregou ao gestores da UFPI exemplares da cartilha do Setembro Amarelo e do Relatório de Gestão.