O Ministério Público do Piauí, por meio do Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (CACOP), Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e Corregedoria-Geral do MP, promoveu nessa sexta-feira, 8, o curso “Tutela do Patrimônio Público e Social: aspectos práticos”. O promotor de Justiça Ernani de Menezes Vilhena Júnior, membro do Ministério Público de São Paulo, ministrou a capacitação. O evento ocorreu no auditório do MPPI, na zona Leste de Teresina, com ampla participação de membros, servidores e estagiários da instituição.
Sobre o tema do combate à corrupção, a procuradora-geral de Justiça, Carmelina Moura, reforçou o compromisso da instituição na prevenção e defesa da aplicação correta dos recursos públicos em benefício dos cidadãos. “Estamos avançado muito, aprimorando nosso trabalho nos últimos anos, inclusive com o incremento de estrutura de pessoal e de apoio que vem sendo fortalecido cada vez mais. E nossa intenção é atuar com mais eficiência e resultado. Isso é um aprimoramento constante para nós do Ministério Público, esse atendimento cada vez mais eficiente à nossa sociedade”, disse a chefe do Ministério Público piauiense.
Pela tarde, o promotor de Justiça Sinobilino Pinheiro, coordenador do CACOP/MPPI, apresentou um plano de ações para uniformizar a atuação dos membros do Ministério Público do Piauí em procedimentos extrajudiciais e investigações que visam o combate à corrupção. “Precisamos ter uma mudança de foco, um novo paradigma de atuação, para que possamos atender melhor toda a sociedade. Isso não quer dizer que não estejamos trabalhando, afinal o Ministério Público vem sim atuando. Para se ter noção, foram 854 Ações Civis Públicas de Improbidade Administrativa, de 2016 até 2019”, explicou o promotor de Justiça.
Em sua exposição, o promotor Ernani Vilhena compartilhou sua experiência na condução de investigações voltadas ao combate à corrupção. “É fundamental que nós demos uma satisfação para a sociedade do nosso trabalho. É uma área muito sensível, que está muito em voga no país. É bastante importante que a sociedade saiba que o Ministério Público está defendendo o Patrimônio Público”, avaliou. O membro do MPSP, ainda, abordou casos e os resultados obtidos em procedimentos em que atuou.