“Prevenção e cuidado”, essas são duas atitudes de grande importância para evitar qualquer tipo de doença. Dentro dessas atitudes cabe um conjunto de ações que podem reduzir, e até mesmo erradicar, a possibilidade do surgimento de enfermidades. Essas foram às palavras mais ouvidas durante uma palestra e um bate-papo realizados pelo Ministério Público do Piauí ontem (26) e na manhã desta quarta-feira (27), em alusão ao “Novembro Azul”. Promovidos pelo Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT), em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), os eventos foram organizados com objetivo de trazer orientações aos servidores, membros e colaboradores da instituição, sobre o diabetes, o câncer de próstata e a gestão das emoções.
Durante o mês de Novembro são realizadas campanhas no intuito de lembrar a necessidade de prevenir o diabetes e o câncer de próstata. A atenção ao diabetes se dá em função do dia 14 ter sido definido como o Dia Mundial do Diabetes, pela Federação Internacional de Diabetes e Organização Mundial da Saúde (OMS). Já os debates sobre os cuidados para antever o câncer de próstata iniciaram de forma pública, no Brasil, a partir de campanha do Instituto Lado a Lado pela Vida, em 2008. Desde então, Novembro é o período em que subsistem iniciativas que abordam as duas patologias.
Na quarta-feira, a nutricionista Ana Vitória Andrade ministrou palestra, no auditório do prédio do MPPI na zona Leste de Teresina, sobre os impactos positivos que a alimentação saudável e a prática de atividades físicas têm na prevenção ao diabetes e também no tratamento de pessoas que convivem com a doença.
A nutricionista Ana Vitória Andrade com os servidores Liana Ricardo, Italo Vaz e Marcibelly Fernandes, que ganharam brindes sorteados após a palestra.
“Alimentação saudável e atividades físicas são grandes fatores de prevenção às doenças. Precisamos tirar da nossa cabeça de que essas duas coisas são difíceis e que não temos tempo”, pontuou a nutricionista.
Hoje, o neurologista João Batista Alves Segundo e o psicólogo Jean Lustosa conversaram com os servidores homens que trabalham na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, Centro, sobre a gestão das emoções e a saúde masculina.
“O mais importante é você se conhecer. Pare um pouco sua rotina, perceba suas emoções, o que sente, como sente, como tem se relacionado com as pessoas. Tudo isso é necessário nessa época turbulenta em que vivemos. Essas são as principais orientações que acredito serem necessárias a todos”, disse o psicólogo Jean Lustosa.