Pessoas reunidas em volta de uma mesa durante reunião

Reunião sobre Proposta Orçamentária do MPPI

 

A Procuradora-Geral de Justiça, Carmelina Moura, reuniu-se na manhã dessa sexta-feira (6) com o deputado estadual, Franzé Silva, relator da Lei Orçamentária Anual, em tramitação na Assembleia Legislativa. A visita foi para conhecer as demandas orçamentárias do Ministério Público para o próximo ano. O parlamentar também é relator do projeto de Lei do Plano Plurianual (PAA) 2020-2023.

 Homens atentos à reunião

Procurador de Justiça Antônio Gonçalves Vieira e deputado estadual Franzé Silva

 

Na oportunidade, a PGJ apresentou a proposta de orçamento aprovada pela Comissão criada para esse fim, e que foi encaminhada para a Secretaria de Planejamento do Estado do Piauí (SEPLAN). Durante o encontro, foi apresentada uma retrospectiva com a evolução do MPPI em diversas áreas de atuação, o reconhecido trabalho de atendimento à sociedade, e os avanços estruturais da instituição ministerial, entre outros pontos.

 

Imagem de apresentação em power point com descrição da proposta orcamentária

 Proposta Orçamentária do MPPI

 

Para isso, foram abordados as metas para 2020 que terá, entre suas propostas a implantação de Núcleos de Justiça Restaurativa e de Autocomposição, incluindo ações de amparo à vítima; Criação do Escritório de Projetos para apoiar ações, em especial as preventivas, em áreas que vão desde a saúde, a educação e a aplicação de recursos públicos; O fortalecimento no atendimento à sociedade e na resolução de demandas, por meio da expansão de órgãos internos do MPPI e das Procuradorias, Promotorias de Justiça e Órgãos de Administração; O aprimoramento dos sistemas de compartilhamento de processos, a fim de permitir fluidez aos procedimentos e a padronização de rotinas, com foco na eficiência e na qualidade da prestação de serviço.

 

homem olhando para papel

Proposta Orçamentária do MPPI

 

A implementação destas metas tem como base o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável n° 16 da ONU, que possui o lema “Paz, Justiça e Instituições Eficazes”. Este objetivo busca propor para o futuro um modelo com sociedades pacíficas, o acesso à Justiça para todos e a construção de instituições mais responsáveis e inclusivas.

Também participaram da reunião os procuradores de Justiça Fernando Ferro e Antônio Gonçalves Vieira; o subprocurador administrativo Leonardo Rodrigues; a Coordenadora do CAODEC, Flávia Gomes; o controlador interno do MPPI, Mariano Araújo, e os servidores da Assessoria de Planejamento, Clériston Castro Ramos e Ítalo Vaz.

 

Audiência pública discute Orçamento Geral

 

Na última terça-feira (3), o Orçamento Geral do Estado foi discutido, em audiência pública, pela Comissão de Finanças da ALEPI. A PGJ teve a oportunidade de participar e apresentar a proposta de incremento de 11,38% para o exercício financeiro de 2020. Os deputados estaduais poderão apresentar emendas ao projeto enviado pelo Governo do Estado, que deve ser apreciado até o fim do ano.