Aconteceu na manhã desta quarta-feira (11), na sede do MPPI localizada na Zona Leste, um café da manhã aos membros e servidores inativos do Ministério Público do Estado do Piauí. O objetivo do evento é promover a integração e homenagear os integrantes aposentados pelos serviços prestados em prol do desenvolvimento da instituição ministerial.
(Quarteto de Cordas)
( Exposição “os Grandes Mestres da Arte Piauiense”).
(Visita ao Memorial do MPPI)
O café contou com a participação do Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Teresina e com a exibição de depoimentos de membros aposentados. Durante o dia ,também ocorreu uma visita guiada ao Memorial do Ministério Público do Piauí e a Exposição “os Grandes Mestres da Arte Piauiense”, que ficará disponível no Hall do CEAF e na recepção do prédio até a próxima sexta (13).
(Procuradora-Geral de Justiça, Carmelina Moura)
A procuradora-geral de Justiça, Carmelina Moura, acolheu os convidados expressando seu agradecimento a cada um pela história que construíram e, durante seu pronunciamento, falou sobre a importância de valorizarmos nossa memória, sendo esta a inspiração e a base para o crescimento. “Valorizar a memória é, portanto, fortalecer nossas bases, é recuperar e enaltecer aquilo que temos de melhor. E vocês, nossos homenageados de hoje, guardiões e agentes de memória, são o Ministério Público do Estado do Piauí. Esta instituição foi construída a partir do trabalho de todos e todas que participaram e participam da nossa história”, disse a PGJ.
(Procurador de Justiça aposentado Armando Ferraz Nunes)
Após o acolhimento, membros inativos falaram sobre algumas lembranças. “Antes da Constituição Federal, éramos uma instituição sem visibilidade e foi uma luta muito árdua para nos tornarmos o que somos hoje. Aliás, antes, perguntavam o que você é e ninguém queria dizer que era do Ministério Público, pois não se tinha liberdade, condições estruturais e o prestígio. Hoje, eu tenho orgulho de dizer que fui e sou Ministério Público. Só temos a agradecer, principalmente, aos anteriores que plantarem essa semente. Os tempos passaram, e o MP ficou, com o respeito que todos nós temos por ele”, relatou o Procurador de Justiça aposentado Armando Ferraz Nunes.
(Palestra O Poder Realizador da Felicidade)
Em seguida, aconteceu no 7º andar a palestra “O Poder Realizador da Felicidade”, conduzida pela Profa. Dra. Carla Eiras, do curso de Engenharia dos Materiais da UFPI. Ela abordou questões envolvendo as inovações tecnológicas e o seu impacto em nosso cotidiano, e propôs reflexões sobre a forma como lidamos com planos, sonhos, pressões externas e frustração, ressaltando a relevância de componentes motivacionais para superar certos conflitos.
A Semana do MP iniciou nesta segunda-feira, com a participação de membros e servidores na Blitz Contra a Corrupção. A programação segue até o próximo sábado (14). Confira o cronograma de atividades abaixo: