Reunião sobre sistema do TCE

 

A procuradora-geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura, reuniu-se ontem (18) com o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, conselheiro Abelardo Vilanova, que apresentou o novo Guia de Consulta aos Sistemas Eletrônicos do TCE-PI. A Corte de Contas e o Ministério Público já mantém acordo de cooperação técnica para compartilhamento de informações. Com o manual, os membros e servidores da instituição ministerial terão acesso facilitado aos dados disponíveis em sistemas como o Licitações Web, o Obras Web, o Infofolha e o Sagres.

 

Presidente do TCE

(PGJ, Carmelina Moura e o Presidente do TCE-PI, Abelardo Vilanova).

 

“O Guia de Consulta aos Sistemas Eletrônicos do TCE-PI visa materializar o esforço de cooperação, abrindo as portas para que inúmeras instituições parceiras possam fazer uso dos dados armazenados nos servidores do Tribunal, gerando informação e conhecimento na defesa do interesse público”, declarou o presidente do TCE-PI.

Para a chefe do Ministério Público Estadual, a disponibilização do manual fortalece a parceria interinstitucional e contribui para o aprimoramento do controle sobre a gestão pública. “O Tribunal de Contas é um parceiro natural do Ministério Público, uma vez que é indispensável a integração entre as duas instituições para um controle efetivo dos recursos públicos e para o enfrentamento à improbidade administrativa e à corrupção. O guia desenvolvido pelo TCE permitirá que o acesso a dados vitais seja executado de forma muito mais rápida, para que a atividade fiscalizadora possa ser realizada em tempo real”, frisa Carmelina Moura.

O coordenador do Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (CACOP), promotor de Justiça Sinobilino Pinheiro, destaca o ganho em agilidade na instrução de procedimentos. “Em um inquérito civil de improbidade, cerca de 80% das provas necessárias podem ser encontradas nos bancos de dados do TCE. Com o compartilhamento dos sistemas, uma informação que antes demorava até um mês para chegar aos promotores de Justiça pode ser obtida em poucos minutos”, ressalta.

Guia de consulta aos sistemas do TCE

O propósito do Guia de Consulta aos Sistemas Eletrônicos do TCE-PI é contribuir para a maior integração efetiva com os demais órgãos de controle, com os jurisdicionados e com a sociedade, em prol do aperfeiçoamento da gestão pública, semeando e cultivando o planejamento, o combate ao desperdício, a melhoria do desempenho e o estímulo à transparência.