O Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), por meio da coordenadora Ednolia Evangelista de Almeida, participou de conferências e debates no Evento “Encontro dos Amigos do Rio Poty”, realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI) em parceria com a Fundação Velho Monge, no município de Buriti dos Montes, no último sábado, 25.
O objetivo do encontro foi discutir as ações ambientais promovidas nos últimos cinco anos para a preservação e uso sustentável da bacia hidrográfica do Rio Poty, bem como traçar o planejamento de ações conjuntas a serem implantadas no biênio 2020/2021.
A programação do evento incluiu conferências sobre as perspectivas para a gestão sustentável do Parque Estadual do Cânion do Rio Poty, além de iniciativas como a criação de Área de Preservação Ambiental (APA) e estratégias para a prevenção e mitigação dos danos ambientais já existentes na bacia hidrográfica local. Os participantes do encontro visitaram o Cânion do Rio Poty.
Sobre o “Parque Estadual Cânion do Poty”
O Parque Estadual do Canyon do Rio Poti foi criado por meio do Decreto Estadual nº 17.429, de 18 de setembro de 2017 e está localizado a aproximadamente 230 quilômetros de Teresina, no município de Buriti dos Montes. Essa unidade de conservação abriga o Cânion do Rio Poty, um dos paraísos naturais do Estado, que dispõe, em um único lugar, de rio, cachoeiras, formações rochosas e pinturas rupestres, além de abundante flora e fauna locais.