O Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT) e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) realizaram na última sexta-feira (17), palestras sobre a campanha “Janeiro Branco”. Para falar sobre o assunto, foram convidadas as psicólogas Layone Holanda e Maria de Fátima Emérito. As duas profissionais possuem vasta experiência profissional e acadêmica em ações para a conscientização da importância do cuidado com a saúde mental. As palestras foram realizadas no auditório da sede do Ministério Público do Piauí na zona Leste de Teresina. Servidores, membros e estagiários participaram do evento.
O Janeiro Branco é uma campanha criada e promovida por psicólogos com o propósito de convidar a população a discutir a importância do cuidado com a saúde mental em busca de mais qualidade de vida. O mês de janeiro foi escolhido poque representa, simbólica e culturalmente, um mês de renovação de esperanças e projetos na vida das pessoas. Com a campanha pretende-se difundir um conceito ampliado de saúde mental e saúde emocional, como um estado de equilíbrio.
“É muito importante promover esse tipo de iniciativa porque sempre traz algum esclarecimento para as pessoas sobre o que é o cuidado com a saúde mental. É interessante porque sempre nos preocupamos em cuidar de todo o corpo e esquecemos de observar nossas emoções. As vezes nós as escondemos por receio de como o outro vai nos avaliar. E, assim, que percebermos que algo não esta bem devemos pedir ajuda, procurar um profissional para resolver nossas demandas relativas à nossa mente”, disse Layone Holanda.
As psicólogas abordam o conceito de saúde mental sob a perspectiva da Organização Mundial da Saúde – OMS. O organismo supranacional considera a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”. Logo em seguida, Fátima Emérito e Layone Holanda abordaram as principais doenças psicológicas como depressão e transtorno de ansiedade, entre outras.