Pessoas em pé posando para foto

Na manhã desta segunda-feira (17), o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 19ª Promotoria de Justiça de Teresina, realizou visita ao Lar de Misericórdia, uma das instituições beneficiadas com a destinação de recursos de Transações Penais. O objetivo foi verificar a aplicação dos recursos, conhecer as instalações físicas, o seu funcionamento e as dificuldades existentes na instituição.

“O Lar de Misericórdia é uma instituição sem fins lucrativos que, por meio de doações e dos recursos destinados por transações penais, consegue prestar um excelente serviço oferecendo estada, alimentação e acompanhamento espiritual para pacientes em tratamento oncológico e seus acompanhantes, proporcionando uma perceptível e significante melhoria na qualidade de vida dessas pessoas”, destacou a Promotora de Justiça Maria Odete Soares.

Durante a visita, a funcionária Sebastiana Leal informou que está sendo desenvolvido projeto para ampliação das instalações físicas da entidade, de forma a aumentar a capacidade de pessoas acolhidas no espaço.

Camas enfileiradas 

A instituição

O Lar da Misericórdia é um dos serviços da Ação Social Arquidiocesana (ASA), com atuação desde 1992. Seu funcionamento é de 24 horas por dia, no auxílio de pacientes em tratamento oncológico e seus acompanhantes, que vêm de outras cidades para Teresina e precisam de abrigo, alimentação e auxílio em saúde. A entidade atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em tratamento no Hospital São Marcos e assiste a pessoas atendidas pelo Hospital Universitário (HU). Atualmente, possui capacidade para comportar até 32 pessoas, entre pacientes e acompanhantes, e conta com cinco funcionários fixos, dentre eles: coordenadora, nutricionista, assistente social, auxiliar administrativo e também recebem o auxílio de voluntários.