Pessoas reunidas por meio de video conferência

 

Os integrantes do Colégio de Procuradores de Justiça realizaram, nesta terça-feira (07), a primeira sessão extraordinária do órgão, por videoconferência. A reunião foi aberta pela procuradora-geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura, presidente do colegiado, que iniciou os trabalhos falando sobre as ações já executadas pelos membros e servidores do Ministério Público do Piauí (MPPI) em face da Pandemia da Covid-19. Entre as iniciativas, está a constituição do Gabinete de Acompanhamento e Prevenção do Contágio pelo Novo Coronavírus (Covid-19).

 

A chefe do MP do Piauí agradeceu o empenho e o compromisso de todos os integrantes da instituição, nesse momento delicado.

 

Na reunião de hoje, os procuradores de Justiça votaram duas resoluções. A primeira que instituiu a criação de Grupos Regionais de Promotorias integradas para acompanhar o Covid-19 no Piauí. A procuradora de Justiça Teresinha Borges foi a relatora da proposta de resolução apresenta pela procuradora-geral de Justiça.

 

Pessoas reunidas por vídeoconferência

 

Os Grupos Regionais de Promotorias de Justiça Integradas serão formados para unir os esforços dos promotores de Justiça que atuam nas regionais de todo o Piauí. A iniciativa visa otimizar a atuação dos membros do MP no acompanhamento das ações de saúde pública, e demais áreas afeitas, desenvolvidas pelo estado e pelos municípios na contenção do avanço do novo coronavírus.

 

A segunda proposta foi relatada pelo procurador de Justiça Fernando Ferro, e tratou sobre o uso do Sistema de Deliberação Remota (SDR) nas sessões, para as discussões e votações de forma remota, por videoconferência, de matérias sujeitas à apreciação do plenário do Colégio de Procuradores. A medida deve vigorar enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública, de importância internacional relacionada ao novo coronavírus (Covid-19). O objetivo é dar continuidade aos trabalhos do Colégio.

 

As duas propostas de resolução foram aprovadas pela maioria. Os documentos serão publicados no Diário Oficial do Ministério Público (DOEMP).