Fotografia que mostra o perfil de um médico

 

A 28ª Promotoria de Justiça de Teresina, especializada na defesa dos direitos das pessoas idosas e das pessoas com deficiência, está desenvolvendo um contínuo trabalho de acompanhamento das condições das instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) no contexto da pandemia.

 

Além de participar ativamente da definição de estratégias para controle da covid-19 nas casas de acolhimento, a promotora de Justiça Marlúcia Evaristo conduziu inspeções virtuais, verificando a disponibilidade de equipamentos de proteção individual, quais cuidados estão sendo oferecidos aos idosos e os procedimentos adotados em caso de manifestação de sintomas, entre vários outros aspectos.

 

Hoje (19), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) comunicou ao Ministério Público que já está constituída equipe de saúde para realização de visitas às ILPIs. A partir de segunda-feira, o grupo composto por um médico geriatra, um médico pneumologista, um enfermeiro e um técnico de enfermagem promoverá atendimento aos idosos acolhidos. O planejamento desenvolvido para a próxima semana inclui visitas no Abrigo São Lucas, Lar das Flores de Maria, Casa São José, Abrigo Nosso Lar, Lar de Santana, Casa Frederico Ozanam, Vila do Ancião e Casa de Manaim. A FMS também já designou profissional para ministrar capacitação aos funcionários que atuam nas ILPIs, sobre questões relacionadas à covid-19.

 

Entre os outros resultados obtidos pela atuação da 28ª Promotoria de Justiça de Teresina nessa área, estão a abertura de um abrigo provisório para atender a demanda por acolhimento, a realização da testagem dos idosos e das equipes das ILPIs, o encaminhamento dos idosos que testaram positivo ao hospital de campanha no Lar da Fraternidade e a aquisição de EPIs e insumos para uso nas instituições.