Como meio para dar transparência ao trabalho realizado durante a pandemia da Covid-19, o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MPPI) lança boletim informativo com as atividades desenvolvidas no período.

 

Ainda que o atendimento presencial esteja suspenso desde março, os atendimentos por telefone e e-mail continuam. O órgão tem acompanhado casos de repercussão coletiva, como as negociações com escolas e faculdades a respeito das mensalidades durante o período sem aulas presenciais.

 

Até o final de maio, foram 485 atendimentos sobre demandas coletivas, 563 atendimentos individuais registrados no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC) pelo Posto Avançado do Procon Alepi, outros 977 atendimentos por telefone nas linhas móveis especiais, 394 via aplicativo WhatsApp e 500 pela ouvidoria do Ministério Público.

 

Quadro com dados sobre os atendimentos do Procon Piauí

 

Além disso, a Divisão de Fiscalização tem atuado para coibir abusos e infrações a medidas sanitárias, promovendo operação em agências bancárias da capital e monitorando os preços nos supermercados.

 

Todas as informações podem ser encontradas no boletim anexo. Também consta no documento o levantamento de processos autuados por promotorias de Justiça em matéria de Direito do Consumidor, bem como as ações do Grupo de Promotorias Integradas no Acompanhamento à Covid-19 – Regional Teresina – Eixo Saúde Suplementar Relações de Consumo.