O Ministério Público do Piauí e a Delegacia-Geral da Polícia Civil firmaram nesta quinta-feira, 30 de julho, um acordo de cooperação técnica por meio do qual a instituição ministerial terá acesso ao banco de dados do Sistema Informatizado de Acompanhamento e Medição de Perícias e Laudos Oficiais – AMPLO, do Instituto de Criminalística do Estado. A procuradora-geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura, e o delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, Lucy Keiko, assinaram o acordo de forma eletrônica durante cerimônia realizada por videoconferência. A interlocução para a celebração do documento, no âmbito do Ministério Público, foi realizada pelo Grupo de Atuação Especial no Controle da Atividade Policial (Gacep), coordenado pela promotora de Justiça Fabrícia Barbosa. Já na Polícia Civil, foi intermediado pelo Instituto de Criminalística, presidido pela perita criminal Julieta Castelo Branco.

O Acordo de Cooperação Técnico tem como objetivo possibilitar o acesso aos laudos periciais do Instituto de Criminalística a partir do Sistema Informatizado de Acompanhamento e Medição de Perícias e Laudos Oficiais – AMPLO. Esse acesso permitirá que os promotores de Justiça e os servidores do MP do Piauí atuem mais célere e de forma resolutiva no oferecimento de denúncias em inquéritos policiais. O acesso ao AMPLO acontecerá por meio da plataforma Busca Integrada de Dados (BID), desenvolvida pela equipe da Coordenadoria de Tecnologia da Informação do Ministério Público (CTI/MPPI).

A procuradora-geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura, fez o pronunciamento de abertura da solenidade. “Essa parceria, sem dúvida, visa reforçar a atuação conjunta que o Ministério Público procura desenvolver com todos os atores do sistema de Justiça do Piauí. O momento da assinatura desse acordo é um marco nessa trajetória, que procuramos construir com o único objetivo de bem servir ao nosso povo. Por isso, quero agradecer a todos do Ministério Público e da Polícia Civil cujo trabalho resulta nesse compartilhamento de informações”, disse a chefe do Ministério Público.

Estações doadas pelo Ministério Público do Piauí ao Instituto de Criminalística

Ainda durante a solenidade de hoje, foi feita a entrega de duas estações periciais ao Instituto de Criminalística pelo Ministério Público do Piauí. Os equipamentos doados pela instituição ministerial são computadores de alto desempenho capazes de realizar em uma maior quantidade de processamento em menor período de tempo. As máquinas devem auxiliar os peritos em suas atividades diárias. Um vídeo com instruções sobre o uso do AMPLO no BID será encaminhado aos integrantes do Ministério Público para orientá-los sobre o manuseio do banco de dados.

“Hoje, nós participamos de um momento de grande importância para nossas instituições. Pois, reforçamos aqui a união de esforços na condução dos processos criminais. O acesso a essa ferramenta muito contribuirá para atuarmos de forma cada vez mais eficiente e eficaz”, pontuou a promotora Fabrícia Barbosa.

Interface da ferramenta Busca Integrada de Dados (BID)

A solenidade foi prestigiada por integrantes do Ministério Público, como as promotoras Luana Azêredo, coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias Criminais (CAOCRIM), Débora Aragão, coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – GAECO, Emmanuelle Martins, integrante do Gacep; pelo diretor de gestão interna da Secretaria de Segurança Pública, Alfredo Cadena; pelo diretor do Departamento de Polícia Técnico-Científica da Polícia Civil do Piauí, Antônio Nunes Pereira; pela diretora do Instituto de Criminalística, Julieta Castelo Branco, e servidores das duas instituições. Cada uma das autoridades fizeram breves pronunciamentos, nos quais, saudaram a celebração do acordo de cooperação.