Na tarde desta sexta-feira, (17), a procuradora-geral de Justiça Carmelina Moura participou de videoconferência com o reitor José Arimatéia Dantas Lopes e representantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Os representantes das instituições firmaram contrato, por intermédio da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX) em que a UFPI auxiliará, com seus professores e alunos de diversas áreas de atuação, as perícias realizadas pelo MPPI.

A iniciativa firmada hoje vai possibilitar a celeridade no trabalho realizado pelas promotorias de Justiça e, consequentemente, gerar um resultado positivo para a população. Para a procuradora-geral de Justiça, Carmelina Moura, este é um momento de celebração. “Ficamos felizes com essa parceria, pois sabemos que precisamos um do outro e que as instituições também precisam umas das outras.  Para termos êxito no trabalho desempenhado nesse momento desafiador, é imprescindível a soma de esforços. Completo essa semana de um ano de gestão e a parceria hoje com a Universidade Federal é mais um motivo para celebrar. Aproveito o momento para agradecer os esforços das nossas equipes técnicas que tanto trabalharam para este resultado”, destacou a PGJ.

Para o reitor, um dos motivos de grande avanço da UFPI durante os oito anos em que permaneceu na gestão, foram as parcerias e contratos criadas e o trabalho para estreitar laços com outras instituições. “É importante conjugar esforços para que a sociedade seja beneficiada”, aponta José Arimatéia.

Também participaram da videoconferência representantes do MPPI que trabalharam no processo para que a parceria fosse concretizada, como o coordenador de licitações e contratos, Afrânio Oliveira e o coordenador de perícias e pareceres técnicos, Thyago Januário. A chefe de gabinete e coordenadora da Assessoria Especial de Planejamento e Gestão, Cléia Fernandes, abordou em sua fala, a necessidade de procurar soluções para as situações. “Cada contribuição dada é uma ponte construída para a resolutividade e esse novo tempo requer nossa disponibilidade. Tenho certeza que a parceria renderá muitos frutos”, afirma a chefe de gabinete.

O documento foi assinado eletronicamente através do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) e segundo o Superintendente da FADEX, Samuel Nascimento, o contrato entre as instituições vai permitir gerar soluções para a sociedade.