O Ministério Público do Piauí, por meio da 12ª Promotoria de Justiça de Teresina, expediu na última sexta-feira, 24 de julho, recomendação ao diretor-geral da Maternidade Dona Evangelina Rosa, Francisco Macêdo, para aquisição imediata de aventais cirúrgicos impermeáveis. O material deve ser usado por profissionais de saúde, que realizam cirurgias em pacientes com suspeita ou confirmação de contaminação por Covid-19. Ao gestor da unidade de saúde é dado o prazo de 48 horas, para encaminhar à 12ª Promotoria de Justiça informações a cerca do cumprimento da recomendação.
Nas considerações da recomendação, o promotor de Justiça Eny Pontes, autor do documento e responsável pela 12ª PJ, explica que uma análise técnica feita pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa) constatou que os dois tipos de aventais da Evangelina Rosa não possuem impermeabilização, sendo somente hidro-repelentes.
O promotor de Justiça explica, ainda, nas considerações que na unidade de saúde são realizados vários procedimentos, como os partos, nos quais há uma alta emissão de líquidos e, por isso, é necessário o emprego do avental cirúrgico descartável impermeável, pois o seu uso contribui de forma determinante para impedir a contaminação por sangue, partículas, líquidos, fluidos corporais e microrganismos causadores de infecções.