A procuradora-geral de Justiça do Estado do Piauí(PGJ-PI), Carmelina Moura; as promotoras de Justiça e coordenadoras dos Centros de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania( Caodec); Centro de Apoio Operacional às Promotorias Criminais(Caocrim) e do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid), respectivamente, Flávia Gomes, Luana Azerêdo e Amparo Paz, participaram do lançamento da Campanha “Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica no Piauí”, realizado nesta sexta-feira(24), durante evento on-line transmitido pelo canal no youtube da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados.

No âmbito nacional, a iniciativa é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), com apoio da bancada feminina da Câmara, entidades representativas e governos dos Estados.

A PGJ-PI parabenizou a deputada federal Rejane Dias por trazer a iniciativa para o Estado, o governador Wellington Dias por acolher a campanha no Piauí e a presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), por fortalecer o sistema de combate à violência doméstica no país.

“A campanha é uma oportunidade de fortalecimento e de uma maior integração à rede de proteção à mulher. O Ministério Público tem como uma de suas missões constitucionais a defesa da mulher vítima de violência e temos projetos desenvolvidos como o Pró-Mulher, que proporciona o registro de todo o atendimento à vítima de violência e mais eficácia no atendimento à vítima, para garantir sua segurança e seus direitos de maneira mais ágil. Assim, fortalecemos o enfrentamento à violência contra a mulher. O MPPI está à disposição para somar forças para que consigamos trazer mais proteção e dignidade a essas mulheres”, destacou Carmelina Moura, durante o encontro virtual.

Procuradora-geral de Justiça, Carmelina Moura

No lançamento, a presidente da AMB, Renata Gil, afirmou que a Sinal Vermelho já é uma iniciativa de toda a sociedade brasileira. “Infelizmente, o Brasil é o quinto país do mundo com maiores índices de violência contra a mulher. A campanha, que é bem simples, busca ser mais um apoio para que a essa realidade seja mudada. O fortalecimento da rede de proteção à mulher é urgente e estamos dando a nossa contribuição para a sociedade”, explicou a presidente.

A Deputada Rejane Dias destacou a importância da Campanha para a sociedade piauiense e do apoio de órgãos e entidades para o desenvolvimento da iniciativa. “Tivemos uma grande aceitação, de órgãos de Justiça, entidades, Delegacias, governo do Estado e Prefeituras. Uma campanha do CNJ e da AMB que ganha o Piauí nesse momento. Vamos juntos entrar nessa campanha de fortalecimento das mulheres e de combate à violência doméstica no Piauí”, ressaltou a deputada.

O evento também contou com a presença de parlamentares da bancada federal do Piauí e de outros Estados, além de autoridades do Judiciário, como o Conselho Nacional de Justiça e da Associação dos Magistrados Brasileiros.

Sinal Vermelho

As vítimas de violência podem pedir ajuda às farmácias e drogarias de todo o país, de forma discreta e silenciosa, apenas desenhando um “❌” na palma da mão. O atendente entenderá o recado e acionará imediatamente a autoridade policial. ⁣

A campanha conta com diversos materiais digitais disponíveis para download em www.amb.com.br/sinalvermelho e todos podem ajudar a difundir a prática.