O Ministério Público do Piauí realizou nesta terça-feira (18) um seminário online em alusão ao Dia do Estagiário, comemorado na data de hoje. O evento foi articulado pela Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH/MPPI) em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, o CEAF. O propósito da iniciativa do webinar foi homenagear e agradecer a contribuição de cada estagiário para a construção, o desenvolvimento e o progresso do MP do Piauí.
O Dia do Estagiário, celebrado em 18 de agosto, foi estabelecido em 1982, com a publicação do Decreto nº 87.497. O documento regulamentou a lei existente sobre estágio, além de estabelecer regras e limites para a atividade.

Logo no início do seminário, a procuradora-geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura, falou sobre a importância dos estagiários que fazem parte da instituição ministerial piauiense. “Sempre digo que o maior patrimônio do Ministério Público do Piauí são os seus integrantes, todos aqueles que trabalham para tornar nossa instituição melhor, mais forte e resolutiva. Os nossos estagiários têm uma enorme parcela de colaboração nessa empreitada. Por isso, hoje queremos externar a cada um deles nossos sinceros agradecimentos e reconhecimento”, disse.
Lotados em Procuradorias de Justiça, Promotorias de Justiça e em diversos setores técnicos do MPPI, os estagiários são uma parte muito importante do trabalho do órgão ministerial em prol da sociedade, dos direitos coletivos e da cidadania. Comemorar esse dia e exaltar a relevância desses colaboradores aprendizes é, também, uma forma de demonstrar o compromisso com essa etapa que é fundamental para a formação dos futuros profissionais.

A coordenadora de Recursos Humanos, Rosângela Santana, salientou que o Ministério Público tem trabalhado para oferecer aos estagiários um ambiente de aprendizado e crescimento profissional e pessoal. “Nossos estagiários são essenciais para nós. Por isso, temos atuado de forma a dar a todos eles ensinamentos, seja pelo desenvolvimento das tarefas técnicas, seja pela criação de um espaço acolhedor e pelas relações interpessoais, a oportunidade de evoluir para que assim se tornem pessoas melhores em qualquer tarefa que venham desempenhar”, pontuou.

A chefe de gabinete da PGJ e assessora de Planejamento e Gestão do MPPI, Cléia Fernandes, fez a apresentação do palestrante do seminário comemorativo. “É uma alegria muito grande receber o professor Alessander Mendes novamente. Seja bem-vindo à nossa instituição. Gratidão por aceitar o nosso convite e por compartilhar sua experiência conosco”, disse.
O advogado, mediador e professor universitário Alessander Mendes foi convidado para ministrar palestra no seminário online. Durante a sua exposição, o palestrante abordou o tema “Recomeçar em tempos de incertezas”. Ele falou sobre a importância da encarar os momentos de incerteza da vida como oportunidades para inovar e criar soluções para as dificuldades e conflitos.

O webinar foi finalizado com uma palavra de agradecimento da coordenadora de Recursos Humanos e da coordenadora pedagógica do CEAF, Viviane Rios.
