O Ministério Público do Piauí, por meio do Grupo de Promotorias de Justiça integradas de Bom Jesus com o apoio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), realizou na manhã dessa quarta-feira, 12 de agosto, nova inspeção virtual às instalações do prédio da policlínica de Bom Jesus para acompanhar a implantação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs).
A visita ao novo espaço dos leitos de UTI foi guiada pelo diretor-geral do Hospital Regional de Bom Jesus, Helder Meneses.
Logo no início da inspeção, o superintendente da Sesapi Alderico Tavares explicou que serão nove leitos de UTI e que já estão todos equipados com aparelhos e insumos, como respiradores e gases. A previsão para o início do funcionamento dos leitos de UTI é para a primeira semana de setembro.

Sobre os serviços de tomografia e hemodiálise, o diretor do hospital informou que já foi contratada uma clínica privada do próprio município e que está sendo analisada a proposta da clínica de hemodiálise.
Os representantes da Sesapi afirmaram, ainda, que o hospital de Bom Jesus é um dos que recebeu um console de telemedicina que permitirá troca de informações técnicas entre os profissionais de saúde da unidade e os do Hospital Universitário para discussão sobre casos de pacientes em tratamento em Bom Jesus. Em relação a equipe dos demais profissionais de saúde, Helder Meneses explicou que já foram contratados 14 técnicos de enfermagem, 7 enfermeiros e 1 técnico de radiologia. Pendente, ainda, está a contratação de médicos para o fechamento das escalas do novo serviço. Registrou que a Sesapi está oferecendo o valor de R$5.000 mil para o plantão de 24h.
Como encaminhamento da reunião ficou definido que a Sesapi repassará aos membros do Ministério Público cópias dos contratos firmados entre o hospital e as clínicas que ofereceram os serviços de hemodiálise e tomografia; a divulgação de nota ou chamamento público para os médicos plantonistas com esse novo valor da remuneração. Nova reunião está marcada para o dia 27 de setembro, às 9h.
A vistoria de hoje foi promovida por videoconferência e contou com a participação dos promotores de Justiça Lenara Porto, responsável pela 1ª e titular da 2ª Promotoria de Justiça de Bom Jesus, Gilvânia Viana, 2ª Promotoria de Justiça de Corrente, Luciano Sales, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Corrente, Roberto Monteiro, titular da Promotoria de Justiça de Cristino Castro, Gerson Gomes, titular da 4ª Promotoria de Justiça de Picos, José Sérvio Barros, titular da 1ª Promotoria de Justiça e Oeiras, Jorge Pessoa, titular da 2ª Promotoria de Justiça de São João do Piauí: Paulo Gusmão, titular da 7ª Promotoria de Justiça de Picos; do médico fiscal do Conselho Regional de Medicina (CRM-PI) Juarez Holanda; do conselheiro Antônio Neto, do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI); do superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), Alderico Tavares; dos médicos do Ministério Público do Piauí, Viviane Martins e Celso Pires, do médico Ednaldo Miranda e representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) e do Conselho Municipal de Saúde de Bom Jesus.