O Ministério Público do Piauí, por meio da 49ª promotoria de Justiça de Teresina, que tem como titular a promotora de Justiça Myrian Lago, realizou inspeções virtuais nos equipamentos da rede socioassistencial de atendimento e acolhimento da população em situação de rua. Na quarta-feira, 26, a inspeção ocorreu no Centro Pop e hoje, 27, no Abrigo Provisório do Estádio Municipal Lindolfo Monteiro.
As inspeções ocorreram após recomendação do Conselho Nacional do Ministério Público sobre uniformização de inspeções em unidades e equipamentos que executam serviços socioassistenciais destinados às pessoas em situação de rua pelos membros do Ministério Público. Um outro importante ponto a se frisar é que o MPPI conheça o quadro atual dos equipamentos citados e as mudanças causadas em decorrência da pandemia da Covid-19.
Participaram das inspeções as peritas Maria Luísa Lima e Núbia Caldas, que integram a área de serviço social; as psicólogas Liandra Nogueira e Gabriela Pires; a engenheira Carol Mesquita e Elayne Nazário, estagiária de engenharia; a arquiteta Elane Coutinho e Ruth Faustino, estagiária de arquitetura. Elas elaborarão relatórios que serão posteriormente encaminhados à 49ª promotoria, que adotará medidas necessárias à correção das irregularidades eventualmente apontadas. A assessora da promotoria, Juliana Jales, também acompanhou as duas inspeções.