O bate-papo faz parte da programação desenvolvida pelo Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT), em alusão ao Setembro Amarelo. A campanha “Eu me importo com você” traz uma série de atividades que buscam discutir a valorização da vida e o autocuidado com os integrantes do MPPI.

Abrindo o evento, a procuradora-geral de Justiça, Carmelina Moura, falou sobre a necessidade de cada um exercer a conexão com a própria vida. A chefe do Ministério Público do Piauí ressaltou a importância do trabalho realizado com seus integrantes por meio do SQVT, para que assim a instituição possa bem realizar a sua missão final, que é de exercer o cuidado para com a sociedade. Enfatizou que quanto mais o ser humano se conecta com a sua origem, exercendo a gratidão pelo dom da vida, mais é possível evoluir.

A chefe de gabinete e gestora do SQVT, Cléia Fernandes, citou o autocuidado como a prioridade na política de gestão de pessoas do MPPI, ressaltando que os integrantes da instituição são o maior patrimônio e que é preciso que cada um busque e trilhe seu propósito de vida e missão, realizando tudo com amor. Entoando a canção “como é grande o meu amor por você”, o Coral Vozes do MP também participou do evento através de uma apresentação virtual.

Com o tema “Seja Luz”, a palestrante Marina Simão, que é autora do livro Salário Emocional e desenvolvedora de estudo sobre Felicidade no Trabalho, trouxe reflexões sobre o termo “valorização da vida”. Segundo Marina, essa valorização tem como objetivo a atenção ao momento presente e a forma do ser humano se enxergar perante os desafios diários. 

A palestrante ainda falou sobre o conceito de autocuidado, a importância de vivê-lo também no ambiente de trabalho, exercendo a autoestima e o amor próprio. Na oportunidade, foi realizada uma atividade de interação com os participantes, em que todos puderam explanar pequenos motivos pelos quais se consideram felizes e, assim, poder debater o conceito de felicidade. Ainda segundo Marina, a premissa do “Eu Me Importo Com Você” faz parte do princípio de como o indivíduo se enxerga, para também conseguir enxergar o que está a sua volta e, assim ajudar a transformar uma realidade ruim em algo novo. Isso só se torna possível, quando o “eu” é capaz de reconhecer o que existe em si mesmo e assim, se torna possível a transformação da vida de outras pessoas. 

A campanha “Eu Me Importo Com Você” segue durante todo o mês de Setembro, com a realização de palestras, eventos virtuais e atividades que fomentam a valorização da vida para membros e integrantes do MPPI.