O Ministério Público do Estado do Piauí foi representado pela promotora de Justiça Flávia Gomes durante reunião virtual promovida pela Secretaria Estadual de Educação do Piauí (SEDUC-PI), nesta terça-feira (22).

Flávia Gomes coordena o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC), órgão auxiliar do MPPI. Durante o encontro, o secretário estadual de Educação, Ellen Gera, apresentou esclarecimentos sobre o Decreto Nº 19.219, emitido nessa segunda-feira (21). O documento aprova o Protocolo Específico Nº 042/2020, com Medidas de Prevenção e Controle da Disseminação do SARS-CoV-2 (COVID-19) para o setor relativo à Educação.

Também foi apresentado um cronograma de ações na rede estadual de educação que vai desde a escuta da rede, passando pelo trabalho administrativo das escolas e o trabalho pedagógico.

“Demonstramos nossa preocupação com a universalidade da oferta do ensino e da disparidade de condições de ensino nas redes públicas e privada. Estamos acompanhando o processo de reorganização do calendário escolar para que ele seja transparente, com a participação da sociedade e observância dos protocolos sanitários recomendados”, esclarece a coordenadora do Caodec.

Representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); do Conselho Estadual de Educação; das Universidades Federal do Piauí (UFPI) e Estadual do Piauí (UESPI) e do Sindicato das Escolas Particulares também participaram do encontro virtual.