Nesta quarta-feira (09), aconteceu reunião virtual de trabalho promovida pelo Ministério Público Eleitoral através da Comarca de Barro Duro que abrange as cidades de Passagem Franca do Piauí, São Miguel da Baixa Grande, Prata do Piauí, São Félix do Piauí e Santa cruz dos Milagres. O objetivo foi discutir questões relacionadas às eleições municipais que se aproximam, no que diz respeito ao trabalho que está sendo desempenhado pelo MPPI.


Entre os assuntos em pauta, foi tratado sobre os cuidados com as eleições em meio à pandemia da Covid-19; registro de candidaturas, como cota de gênero, fichas-sujas, princípio republicano e o servidor público enquanto candidato, bem como anúncio da campanha ”Tentou Comprar Meu Voto, Nele Não Voto”. 


Segundo o promotor de Justiça titular da comarca de Barro Duro e promotor eleitoral, Ari Martins, o MPPI tem um papel essencial na fiscalização. ”Tendo em vista os cuidados por conta da pandemia, decidimos fazer a reunião no formato virtual. Em um cenário de incertezas, é necessário termos uma postura diferente”, afirma Ari Martins.


Ele ainda completa pedindo o comprometimento de todos. “Fazer campanha esse ano vai exigir entendê-la de uma forma diferente. O período de convenção, uso de espaços e as alternativas para que os candidatos levem suas propostas, de forma que isso não prejudique a saúde e a vida dos eleitores”, enfatizou.

Participaram da reunião pré-candidatos, representantes de partidos políticos, comandantes da polícia Militar da comarca, advogados e representantes civis das cidades.


Ao final, foi falado sobre a Campanha “Tentou comprar o meu voto, nele não voto”. Há dois eixos nela: um voltado aos eleitores (explicando sobre crimes de corrupção eleitoral) e outro aos candidatos.