O Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT) realizou nesta quinta-feira, 15 de outubro, o Dia D do Outubro Rosa, que trouxe a campanha Doe Fios de Autoestima. A ação aconteceu em uma das salas do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), localizado na sede do Ministério Público do Piauí, na zona Leste de Teresina.
A campanha Doe Fios de Autoestima foi pensada pela equipe do comitê como uma forma das integrantes do Ministério Público terem a oportunidade de ajudar mulheres que estão em tratamento do câncer de mama, por meio da doação de cabelos. Por isso, a instituição ministerial fez uma parceria com a Fundação Maria Carvalho Santos e o Studio Embelleze. O cabelo doado será repassado à farmácia da Fundação Maria Carvalho e usado na confecção de perucas para mulheres que perderam as madeixas em decorrência do tratamento para o câncer de mama. Já o Studio Embelleze disponibilizou uma cabeleireira profissional para fazer os cortes.


A estagiária Izaura Veloso, que atua na Ouvidoria do Ministério Público do Piauí, disse que estava bastante feliz em participar da campanha e declarou que considera a ação de grande importância para as mulheres que serão beneficiadas pelas doações de cabelos. “Fui motivada pelo propósito de ajudar as mulheres que estão enfrentando a luta contra o câncer. Sabemos que é um momento em que elas precisam de muito apoio, compreensão e disponibilidade”, disse Izaura Veloso.
A procuradora-geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura, acompanhou os cortes de cabelo e parabenizou as integrantes do Ministério Público pelo apoio à campanha. “É um ato muito bonito e de grande generosidade esse que as nossas integrantes estão fazendo hoje. Por isso, eu as parabenizo e agradeço por abraçarem a campanha e a causa do Outubro Rosa. A doação de cabelos é uma forma concreta de demonstrar apoio e dizer às mulheres que se encontram em tratamento que elas não estão sozinhas durante essa fase”, afirmou a chefe do Ministério Público do Piauí.


O órgão ministerial iluminou, com lâmpadas cor-de-rosa, a fachada da sua sede na Zona Leste de Teresina como forma de demonstrar o apoio do MPPI ao Outubro Rosa. Além da iluminação e da campanha de doação de cabelos, o SQVT, em parceria com a Coordenadoria de Comunicação Social do Ministério Público, está produzindo vídeos informativos com profissionais de várias áreas voltados às mulheres. O material audiovisual aborda questões como a prevenção ao câncer de mama e o cultivo da autoestima, entre outros assuntos.

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.