A Procuradora-Geral de Justiça, Carmelina Moura, participou na manhã desta quinta-feira (08) de uma blitz educativa como parte de uma das ações da campanha “Eu Faço Eleições Limpas”, desenvolvida pela Rede de Controle da Gestão Pública. Em Teresina, a atividade ocorreu na frente da sede da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal no Piauí (PRF), localizada na Av. João XXIII. O evento também aconteceu nos municípios de Floriano, Picos e Parnaíba.

(Registro da ação realizada em Teresina).

Estiveram presentes o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI), desembargador José James; o superintendente da PRF, Stênio Pires; o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (CACOP), Sinobilino Pinheiro, e representantes da Polícia Militar. No interior, participaram da blitz os promotores de Justiça Rômulo Cordão, no município de Parnaíba, e Arimatéa Dourado, em Floriano.

(Blitz educativa em Parnaíba).
(Blitz educativa em Floriano).

Durante a blitz foi realizada, por meio de QR Code, a apresentação de um material em formato digital com informações sobre o voto consciente, o exercício da cidadania durante as eleições e a divulgação de canais para denúncia de irregularidades.

(Procuradora-Geral de Justiça, Carmelina Moura, dialoga com cidadão durante a blitz).

“É de suma importância essa ação que tem o objetivo de conscientizar o eleitor para se evitar fraudes eleitorais. Destaco a importância da escolha dos gestores para as próximas eleições, que sejam comprometidos com o desenvolvimento do município e com o bem-estar da população”, ressalta a PGJ Carmelina Moura.

A campanha também objetiva uma atuação integrada e resolutiva entre os órgãos de controle, a fim de garantir segurança e autonomia ao cidadão. “Todos os órgãos de segurança estão envolvidos nesse processo para que o eleitor possa ter independência e liberdade para exercer o seu voto”, informa o presidente do TRE/PI, desembargador José James.

Segundo o superintendente da PRF, além da conscientização do voto, a campanha também visa a prevenção de crimes eleitorais, tanto por meio da fiscalização, como incentivando a população a denunciar irregularidades. “A sociedade pode ajudar também. Ao observar casos de venda de voto, crime de transporte de eleitores, entre outros, faça imagens e comunique ao Ministério Público, à PRF, à Policia Civil, e aos demais órgãos de controle. Dessa forma, o cidadão contribuirá para um grande futuro de nossas cidades”, pontua.