Em sessão extraordinária virtual realizada na manhã de hoje (08/04), o Conselho Superior do Ministério Público do Estado do Piauí julgou procedimentos de movimentação na carreira e provimento de órgãos de execução. A reunião foi presidida pela procuradora-geral de Justiça, Carmelina Moura. Também participaram da sessão os conselheiros Luís Francisco Ribeiro, Ivaneide Assunção Tavares Rodrigues, Martha Celina de Oliveira Nunes, Hosaías Matos de Oliveira e Fernando Melo Ferro Gomes, além da secretária do CSMP, promotora de Justiça Raquel Galvão.

O primeiro procedimento apreciado tinha como objeto a promoção por antiguidade para o cargo de procurador de Justiça titular da 1ª Procuradoria de Justiça, vinculada ao Núcleo Criminal. A relatoria coube à conselheira e procuradora de Justiça Ivaneide Assunção Tavares Rodrigues. A relatora registrou que cinco promotores de Justiça se inscreveram na concorrência, sendo que o mais antigo na carreira é Antônio de Moura Júnior, atual titular da 27ª Promotoria de Justiça de Teresina.

Considerando o critério para a movimentação, os documentos apresentados e a inexistência de impedimentos, os conselheiros deliberaram, em votação unânime, pela promoção de Antônio de Moura Júnior ao cargo de procurador de Justiça. O integrante do Ministério Público passará a constituir o Colégio de Procuradores de Justiça, órgão da Administração Superior da instituição.

Membro do MPPI desde 1983, Antônio de Moura Júnior é o primeiro da lista de antiguidade de Promotores de Justiça do Piauí. Durante a proferição de seus votos, os conselheiros falaram sobre a exitosa trajetória do futuro procurador de Justiça em prol da sociedade piauiense, e o parabenizaram pela promoção.

O CSMP deliberou ainda sobre o provimento da 1ª Promotoria de Justiça de Uruçuí, homologando a candidatura única da promotora de Justiça Lenara Batista Carvalho Porto. A relatoria do procedimento coube ao conselheiro Luís Francisco Ribeiro. Lenara Porto, que atualmente é titular da 1ª Promotoria de Justiça de Bom Jesus, foi removida por merecimento, oportunidade em que foi registrado o seu profícuo trabalho em prol da coletividade.

A presidente do colegiado agradeceu pela participação de todos e parabenizou os promotores de Justiça Antônio de Moura Júnior e Lenara Porto. “As movimentações na carreira sempre são momentos especiais, pois representam a valorização das atividades desenvolvidas pelos membros do Ministério Público. O Conselho Superior acompanha o trabalho de cada um, e sabe do amor e do comprometimento com que atuam em prol dos cidadãos e cidadãs piauienses”, declarou Carmelina Moura.