Membros e servidores do Ministério Público do Estado do Piauí(MPPI), participaram, nesta sexta-feira(22), de uma roda conversa promovida pelo Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT)/MPPI acerca do autocuidado feminino.

Atendendo aos protocolos de segurança sugeridos pela Organização Mundial da Saúde(OMS), a atividade ocorreu no auditório do MPPI, situado na zona leste de Teresina. A programação contou as participações do médico mastologista e oncologista(cooperado da Unimed – Teresina), Sabas Vieira; e da psicóloga do MPPI, Gabriela Amâncio.
A gestora do SQVT, promotora de Justiça Cynara Barbosa, realizou a saudação inicial e falou a respeito do vínculo existente entre o tema da roda de conversa e a campanha Outubro Rosa. O procurador-geral de Justiça do Piauí(PGJ-PI), Cleandro Moura, também esteve no evento. “A importância desse momento é, além de falar sobre o câncer de mama, mostrar que todos devemos nos cuidar e cuidarmos dos outros. Rodas de conversas têm um papel fundamental na conscientização e prevenção”, disse.


O fortalecimento dos relacionamentos e a manutenção de hábitos saudáveis como ações preventivas do câncer de mama, foram pontos destacados pelo médico mastologista e oncologista(cooperado da Unimed) – Teresina, Sabas Vieira. “Hoje, no Brasil, em torno de 500 municípios, o câncer já é a principal causa de morte. Infelizmente. A gente precisa mudar isso. E como mudar? Atividade física, alimentação adequada, não fumar e moderar na bebida alcoólica”, alertou.

Para a psicóloga do MPPI, Gabriela Amâncio, algumas habilidades de autocuidado podem ser desenvolvidas. “Habilidades como reflexão e organização podem ser desenvolvidas, aprendidas, e continuamente cultivadas durante a vida”, explicou. Na roda de conversa, a psicóloga abordou diversos aspectos mentais do autocuidado e realizou dinâmicas.

Ao longo do ano, o SQVT/MPPI disponibiliza eventos em diversos formatos com o intuito de conscientizar acerca do valor das ações de autocuidado para que membros e servidores tenham uma vida saudável. Na avaliação da chefe da Divisão de Desenvolvimento Humano do SQVT/MPPI, Gabriele Mesquita, o compartilhamento de informações e o diálogo com especialistas têm sido ações agregadoras para a instituição ministerial.



Por meio de parceria com a Unimed-Teresina, o MPPI disponibilizou aos participantes da roda de conversa uma mostra referente ao câncer de mama, mediada pela enfermeira Lauanny Alves, integrante do Provimento à Saúde – setor direcionado à medicina preventiva.
