O Ministério Público do Piauí realizou na última quarta e quinta-feira, 20 e 21, a I Oficina Regional de Gestão de Procedimentos Extrajudiciais Cíveis e Criminais, para a Regional Teresina. A capacitação foi realizada pelos Centros de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público – CACOP, pelo de Apoio às Promotorias Criminais – CAOCRIM, e pelo de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – CEAF. O curso ocorreu, de forma presencial, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça do Piauí, no Centro de Teresina.

O procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, e o promotor de Justiça Plínio Fontes, coordenador do CACOP

Na tarde de quarta, os participantes assistiram a três palestras: a primeira ministrada pelo promotor de Justiça Luciano Ramos, coordenador do CAOCRIM; a segunda proferida pelo analista processual Gerson Mesquita, servidor do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado); e a terceira conduzida pelo promotor Cláudio Soeiro, coordenador do GAECO.

Promotor de Justiça Luciano Ramos, coordenador do CAOCRIM
Analista processual Gerson Mesquita, integrante do GAECO
Promotor de Justiça Cláudio Soeiro, coordenador do GAECO

Nas exposições foram abordados assuntos relativos aos procedimentos investigativos criminais, a celebração de acordos de não persecução cível (ANPC), ao uso do sistema “Busca Integrada de Dados (BID) e consultas a informações fiscais e bancárias. Por último, os integrantes do MPPI acompanharam uma apresentação sobre gestão procedimental.

Ontem, a programação iniciou com a palestra “Aspectos básicos da investigação de atos de improbidade administrativa”, ministrada pelo promotor de Justiça Fernando Santos, titular da 44ª Promotoria de Justiça de Teresina, que integra o Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa. A segunda parte foi executada pelo promotor Plínio Fontes, coordenador do CACOP. Ele tratou sobre os aspectos normativos das notícias de fato, do inquérito civil e do acordo de não persecução penal (ANPP); e, ainda, discorreu sobre o uso dos sistemas de consulta do Tribunal de Contas do Estado, além de trazer estudos de casos.

Promotor de Justiça Fernando Santos, titular da 44ª Promotoria de Justiça de Teresina
Promotor de Justiça Plínio Fontes, coordenador do CACOP

O procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, participou da abertura do evento. O chefe do Ministério Público Estadual destacou a importância de capacitação para o aperfeiçoamento da atuação ministerial. “Ações como essa são muito importantes porque promovem a atualização dos conhecimentos dos servidores e membros do Ministério Público. Essa atualização de conhecimentos impacta positivamente a prestação de um serviço de qualidade à população do nosso estado”, disse o PGJ.