O Ministério Público do Estado do Piauí(MPPI) foi representado pela promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude (Caodij), Joselisse Nunes, durante sessão solene alusiva ao Dia do Conselheiro Tutelar. O evento ocorreu nessa quarta-feira(24), na Assembleia Legislativa do Piauí.

Conselheiro tutelares de diversos municípios piuienses compareceram à sessão, proposta pelo deputado estadual Firmino Paulo (Progressistas). Os profissionais homenageados também fizeram uma avaliação dos trabalhos realizados e planejaram ações futuras.

A coordenadora do Caodij, Joselisse Nunes, defendeu a profissionalização dos conselheiros, argumentou que ninguém trabalha fora dos sistemas informatizados e que o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência(SIPIA) é o caminho para juntar as informações e conseguir dados confiáveis, que irão embasar as políticas públicas. “Para toda e qualquer fundamentação, nós precisamos de dados fidedignos e isso nós conseguiremos com a implementação e utilização efetiva do SIPIA”, diz.

Também participaram da sessão: o presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares do Piauí, Francisco Leite da Silva; o presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Antônio José Mendes; o gerente dos Direitos Humanos na Semcaspi, André Santos; a presidente do Sindicato dos Conselheiros Tutelares do Estado do Piauí, Maria Rosário de Sousa; os deputados estaduais Severo Eulálio; Zé Santana(também Secretário de estado da Cidadania e Assistência Social -SASC); Ziza Carvalho, João de Deus e Cícero Magalhães; e, o prefeito de Murici dos Portelas, Raimundo Nonato de Sousa.

Webinar

No próximo dia 29, o MPPI realizará um webinar sobre o SIPIA e acerca da atuação do conselho tutelar. A transmissão será realizada a partir das 14h30, por meio do canal oficial da instituição no YouTube(@mppioficial).

Fotos: Ascom Alepi

Inscrições e mais informações: bit.ly/ceaf-mppi