A cidade de Luzilândia, situada na região norte do Estado, recebeu, entre os dias 14 e 18 fevereiro, os serviços itinerantes oferecidos pelo Ministério Público do Estado do Piauí(MPPI). Uma equipe composta por integrantes do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MPPI) e da Ouvidoria Ministerial foram à cidade para realizar atendimentos diversos. O promotor de Justiça de Luzilândia, Carlos Rogério Beserra acompanhou as atividades ministeriais.

O ônibus do MPPI estacionou na praça da Igreja de Santa Luzia. Os cidadãos luzilandenses registraram reclamações sobre serviços de fornecimento de água, energia elétrica, telefonia móvel, serviços bancários, entre outros. Foi disponibilizado também a negociação de débitos com cartões de crédito, empréstimos, negativação indevida no SPC e Serasa, e recebimento de queixa sobre produtos com defeitos.

Cleonice Silvino Campos foi beneficiada com a ação. Em depoimento, à equipe do Procon, ela relatou ter feito uma reclamação contra a empresa Equatorial. Até a tarde desta sexta-feira(18), foram contabilizados 66 atendimentos na cidade. O coordenador técnico do Procon/MPPI, Edivar Carvalho, realizou, na última terça-feira(15), uma palestra para adolescentes de 14 a 17 anos que frequentam o Núcleo de Cidadania do Adolescente(NUCA), de Luzilândia. Na ocasião, o representante do MPPI, apresentou esclarecimentos sobre publicidade enganosa, fraudes nas compras online e outras temáticas relacionadas ao dia a dia do público jovem.

A Ouvidoria do MPPI realizou cerca de 80 atendimentos diversos. E, também, recebeu reclamações contra agentes públicos e privados. Foi ofertado ainda o serviço “Ouvidoria das Mulheres”, com a prestação de atendimento humanizado às mulheres vítimas de qualquer tipo de violência.