Foi realizada, na manhã de hoje (11), mais uma reunião entre o procurador-geral de Justiça, Cleandro Moura, e os coordenadores dos órgãos auxiliares com atuação na área finalística. Também participaram do encontro o subprocurador-geral de Justiça Administrativo, Rodrigo Roppi, o subprocurador-geral de Justiça jurídico, João Malato Neto, a ouvidora do Ministério Público do Estado do Piauí, Teresinha Borges, a chefe de gabinete do PGJ, Cláudia Seabra, e o assessor de planejamento e gestão, Maurício Gomes de Souza. No início deste ano, foi definido um calendário de reuniões mensais para elaboração conjunta de estratégias, avaliação gerencial e compartilhamento de ideias voltadas ao aprimoramento institucional.
Estiveram presentes o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (Cacop), Plínio Fontes; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde, Karla Daniela Carvalho; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania, Flávia Gomes; e o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais, Luciano Ramos.
A pauta da reunião de hoje incluiu exposição sobre o Plano Geral de Atuação Finalística (PGA) para o biênio 2022-2023. O PGA é um instrumento de planejamento estratégico que reúne os projetos institucionais prioritários, a serem implementados articuladamente por diversos órgãos de execução, para melhoramento de indicadores sociais nas áreas de atuação ministerial, como meio ambiente, direito do consumidor, saúde, educação e cidadania, infância e juventude e combate à criminalidade e à improbidade administrativa. O tema do PGA 2022-2023 é #MPPIPorTodoOPiauí. Os projetos aprovados serão apresentados em breve aos integrantes do MPPI e à sociedade.
Também foi abordada a posse dos promotores de Justiça substitutos nomeados nesta semana. No início de abril, os novos membros do Ministério Público passarão por curso de adaptação, durante o qual todos os coordenadores conduzirão apresentações sobre a atuação institucional em cada área.

Foram compartilhadas informações sobre as próximas etapas do “Avante PGJ”, que tem como objetivos a descentralização e a democratização da gestão institucional do Ministério Público do Estado do Piauí. A primeira edição foi realizada em Picos, no dia 22 de fevereiro. Nos dias 19 e 20 de abril, a equipe estará no polo de São Raimundo Nonato, onde haverá reunião com gestores dos municípios da região para implementação de projetos do MPPI, além do momento de interação com os promotores de Justiça.
Os participantes da reunião conversaram ainda sobre o aperfeiçoamento de fluxos administrativos para apoio aos órgãos de execução e sobre a otimização da coleta de dados para aferição dos resultados da atuação institucional.
