Os promotores de Justiça Cláudia Seabra, Eny Pontes e Gladys Martins foram homenageados na noite dessa segunda-feira, 05 de setembro, pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14ª Região (Crefito-14). A solenidade aconteceu no Teatro 4 de Setembro, no Centro de Teresina. O evento de ontem fez parte das comemorações ao Dia dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais.

Os três promotores foram agraciados com uma placa de reconhecimento pelo relevante trabalho realizado durante a pandemia da Covid-19. A promotora Cláudia Seabra, chefe de gabinete do PGJ, foi homenageada pela atuação quando esteve à frente do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde – Caods/MPPI. Os promotores Eny Pontes e Gladys Martins foram agraciados pelo trabalho desenvolvido junto às 12ª, 29ª e 31ª Promotorias de Justiça de Teresina, que têm atribuições para atuar nas áreas da saúde pública e dos direitos do consumidor.

Cláudia Seabra e Eny Pontes, durante suas falas, fizeram um balanço da atuação do Ministério Público na pandemia. ” Foram incontáveis os dias e noites, sábados, domingos e feriados de estudos e discussões internas com os Promotores de Justiça, inspeções virtuais nas unidades de saúde, incontáveis reuniões com gestores e conselheiros de saúde, com os conselhos profissionais, auditores do TCE e do DENASUS, Procuradores do Trabalho e da República e usuários do SUS criando alternativas para o enfrentamento da pandemia e dos problemas de saúde de norte a sul do Estado. Em pouco tempo, a sociedade e os gestores reconheceram a importância desse diálogo interinstitucional capitaneado pelo Ministério Público Estadual resultando na implementação de ações em prol da assistência à saúde dós piauienses” Rememorou a promotora Cláudia Seabra, então coordenadora do Caods.

“Fomos testados ao limite e não recuamos na luta pelas vacinas, pelos equipamentos de proteção individual, pelos hospitais de campanha, pelo atendimento digno aos cidadãos do nosso estado. Não desistimos e continuaremos a batalhar todos os dias por uma saúde pública de qualidade para cada piauiense”, disse o promotor Eny Pontes.

O evento foi marcado por muita emoção entre os participantes. Ao final da sua fala, a chefe de gabinete do PGJ, Cláudia Seabra, conclamou a todos para a manutenção de uma pauta permanente de fortalecimento do sistema público de saúde e do SUS.