Esta semana, nos dias 7 e 8, o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e a Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) ofereceram serviços itinerantes em Cocal, na praça Matriz da cidade. E, a partir desta quarta-feira (9), a cidade de Piracuruca recebe as ações prestadas por esses órgãos ministeriais.

O atendimento móvel aos consumidores é realizado com o suporte de um ônibus adaptado e com acesso à internet e aos sistemas de defesa do consumidor. Em Cocal, a população teve a oportunidade de resolução de seus conflitos de consumo. Técnicos do PROCON levaram informações especializadas para a cidade.

A servidora Sheyla Albuquerque conduziu, no último dia 7, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cocal, uma palestra sobre fraudes nos empréstimos consignados. Cerca de 70 idosos participaram desse momento. O Promotor de Justiça Francisco Túlio Ciarlini Mendes, titular da promotoria de Justiça de Cocal, realizou a abertura do evento e relatou o aumento dos casos de fraudes cometidas contra os idosos no município.

Uma palestra sobre os canais de resolução de conflitos foi ministrada pelo servidor Edivar Cruz. A apresentação, realizada no Colégio Estadual Pinheiro Machado, foi assistida por alunos e professores da rede pública de ensino.

No município de Cocal, já ocorreu a aprovação da Lei de criação do PROCON Municipal. A inauguração do prédio que acomodará o espaço está prevista para o início de 2023.

Piracuruca

Em Piracuruca, as ações itinerantes do Procon e da Ouvidoria serão desenvolvidas na Praça Irmão Dantas.

Até o dia 11 deste mês, das 8h às 15h, o atendimento móvel aos consumidores será realizado na cidade, também com o suporte de um ônibus adaptado e com acesso à internet e aos sistemas de defesa do consumidor.

A Ouvidoria também estará na ação e receberá reclamações contra quaisquer agentes públicos ou privados diante dos quais o MPPI esteja legitimado a agir. O órgão pode receber manifestações ou pedidos de informação sobre atividades do Ministério Público.