O quarto dia de atividades da Semana do MP 2022 foi marcado por premiações institucionais. A solenidade aconteceu nesta quinta-feira (15), no auditório da Sede Leste do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) em Teresina. A concessão dos prêmios institucionais busca valorizar pessoas, instituições e projetos que contribuem para a promoção da cidadania e a defesa dos interesses sociais.
Para prestigiar essas iniciativas, foram concedidas a Medalha do Mérito Correcional, o Prêmio de Excelência Funcional, o Prêmio Promotor Amigo da Ouvidoria, o Prêmios Melhores Práticas no MPPI e o Prêmio MPPI de Jornalismo.
Durante o pronunciamento de abertura, o Procurador-Geral de Justiça do Estado do Piauí, Cleandro Moura, falou aos presentes sobre a importância de reconhecer e contemplar o trabalho cuidadoso e dedicado alinhado à missão social do Ministério Público.
“A atuação ministerial está muito além da análise fria, da reflexão apartada da realidade. Aqui, nós lidamos com vidas. Cada dimensão do nosso trabalho é uma forma de protegermos e de celebrarmos a vida, de garantir que todos tenham condições estruturais para fruir dela com dignidade. Por isso, neste dia de premiações institucionais, avaliamos o alcance dos nossos passos não como um encerramento do caminho, mas como a abertura de mais uma empolgante e promissora estrada. Celebramos e marcamos os resultados do nosso trabalho na história para que saibamos que somos progressão, movimento e crescimento”, declarou Cleandro Moura.
O Prêmio de Excelência Funcional foi dedicado a Procuradores e Promotores de Justiça que se destacaram pela qualidade do seu trabalho durante o último ciclo de correições promovido pela Corregedoria-Geral do MP. Em seguida, foram entregues as Medalhas do Mérito Correcional a membros do MPPI que prestaram relevante apoio à atividade da Corregedoria-Geral.
Logo após, a premiação agraciou como Promotor Amigo da Ouvidoria aqueles que prestaram adequadamente informações solicitadas pela Ouvidoria e contribuíram para o aperfeiçoamento do trabalho realizado pela unidade. O prêmio é concedido levando em consideração, dentre outros critérios, a agilidade na adoção das providências preliminares e na prestação de informações à Ouvidoria, além da resolutividade nas providências adotadas, execução de programas, projetos, ações e propostas que contribuam para o aperfeiçoamento do trabalho do setor.
Durante a solenidade, também foi concedido o Prêmio “Melhores Práticas no Ministério Público do Estado do Piauí”, direcionado a membros e servidores do MP que contribuíram com boas experiências nas áreas finalística e estruturante. O prêmio tem o objetivo de identificar, reconhecer, estimular e divulgar projetos e iniciativas bem sucedidas que contribuam direta ou indiretamente para a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. Os agraciados concorreram nas categorias Práticas Inovadoras, Projetos Inovadores e Campanhas Inovadoras.
Já o Prêmio de Jornalismo, promovido para valorizar a produção jornalística comprometida com a sociedade, prestou reconhecimento aos profissionais da imprensa que contribuíram para o fortalecimento da atuação institucional, estreitando os laços entre a comunidade e o Ministério Público. Com o tema “MPPI Por Todo o Piauí: ações coordenadas em defesa da sociedade”, foram contempladas três categorias: jornalismo impresso, radiojornalismo e webjornalismo.

A programação da Semana do MP, que ocorre alusão ao Dia Nacional do Ministério Público, celebrado em 14 de dezembro, divulga e promove os valores institucionais, fortalecendo os sentimentos de orgulho e pertencimento. Nesta sexta-feira (16), como encerramento da Semana, acontecerá a Solenidade de Outorga da Medalha do Mérito do Ministério Público do Estado do Piauí – “Procurador de Justiça Darcy Fontenelle de Araújo”.
Confira a lista dos homenageados e premiados durante o evento:
Prêmio de Excelência Funcional
Procurador de Justiça Hugo de Sousa Cardoso;
Promotora de Justiça Marlúcia Gomes Evaristo Almeida;
Promotora de Justiça Carmelina Maria Mendes de Moura;
Promotora de Justiça Romana Leite Vieira;
Promotora de Justiça Raquel do Socorro Macedo Galvão;
Promotora de Justiça Rita de Fátima Teixeira Moreira e Sousa.
Medalha do Mérito Correicional
Procurador-Geral de Justiça Cleandro Alves de Moura;
Promotora de Justiça Ana Isabel de Alencar Mota Dias;
Promotor de Justiça João Paulo Santiago Sales;
Promotora de Justiça Luísa Cynobellina Assunção Lacerda Andrade;
Promotora de Justiça Joselisse Nunes de Carvalho Costa;
Promotor de Justiça Luciano Lopes Nogueira Ramos;
Promotora de Justiça Fabrícia Barbosa de Oliveira;
Promotor de Justiça Cláudio Roberto Pereira Soeiro.
Promotor Amigo da Ouvidoria
Promotora de Justiça Gladys Gomes Martins de Sousa;
Promotor de Justiça Maurício Gomes de Souza;
Promotor de Justiça Sinobilino Pinheiro da Silva Júnior.
Prêmio “Melhores Práticas no Ministério Público do Estado do Piauí”
Práticas Inovadoras
1º lugar: Gestão Estratégica, Eficiente e Resolutiva da 40ª Promotoria de Justiça de Teresina em Matéria de Família e Sucessões (40ª PJ de Teresina).
Autoria: Cléia Cristina Pereira Januário Fernandes, Carla Louredana Brito do Rosário Fontenele, Catarina Lages Gonçalves Teixeira.
2º lugar: Atuação Integrada e Interinstitucional para Fiscalização e Acompanhamento do Recolhimento e da Destinação Legal dos Valores de Fianças Criminais (48ª PJ, 27ª PJ, 54ª PJ de Teresina e GACEP).
Autoria: Eloi Pereira de Sousa Junior, Fabrícia Barbosa de Oliveira, Marcelo de Jesus Monteiro Araújo, Gianny Vieira de Carvalho.
3º lugar: Ação Integrada na Garantia do Direito das Vítimas de Crimes a Reparação Civil pelos Danos Sofridos em Razão da Infração (2ª PJ de Teresina).
Autoria: Rita de Fátima Teixeira Moreira e Souza, Carlos Eduardo Ramos da Silva, Mylla Christie Martins Sena.
Projetos Inovadores
1º lugar: Avante PGJ (Procuradoria-Geral de Justiça e Chefia de Gabinete do PJG).
Autoria: Cleandro Alves de Moura, Cláudia Pessoa Marques da Rocha Seabra.
2º lugar: Atuação Integrada para a Proteção e o Acolhimento de Crianças e Adolescentes na Educação (24ª e 38ª PJ de Teresina).
Autoria: Carmelina Maria Mendes de Moura.
3º lugar: PERICIAR+ (GACEP).
Autores: Fabrícia Barbosa de Oliveira, Lenara Batista Carvalho Porto, Mirna Araújo Napoleão Lima, Luís Francisco Ribeiro, Eloi Pereira de Sousa Júnior, Luana Azeredo Alves.
Campanhas Inovadoras
1º lugar: Antes Bem Acolhida do que Mal Acompanhada (#MPPIAcolhe) (10ª Promotoria de Justiça de Teresina, do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar – NUPEVID).
Autoria: Maria do Amparo de Sousa Paz.
2º lugar: Assim a Gente Faz a Diferença (5ª Promotoria de Justiça do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar – NUPEVID).
Autoria: Luísa Cynobellina Assunção Lacerda Andrade.
3º lugar :Campanha #NósCuidamosUnsDosOutros (Coordenadoria de Comunicação Social).
Autoria: Edigar Nogueira Brandão Neto, Marcos Vinícius Lima Vieira, Andressa Kerllen Nunes Silva, Débora da Rocha Sousa, Gabryela Sotero de Oliveira, José Marques da Silva, Lícia Alencar Botelho, Shaianna da Costa Araújo, Thiago Pereira e Silva e Daniel Barbosa Silva.
Prêmio de Jornalismo
Impresso
1º lugar: “Deficiência invisível: os desafios das crianças ostomizadas no Piauí”. Autora: Ithyara Soares Moreira Borges.
2º lugar: “A revitimização é prejudicial à saúde da vítima”. Autora: Isabela Leite Lopes.
Webjornalismo
1º lugar: “O verbo “existir” não cabe em um substantivo”. Autoras: Nathalia Caroline da Silva Amaral e Maria Clara Estrêla Oliveira Almeida.
Radiojornalismo
1º lugar: “O golpe tá aí”: perfis fakes de empresas e marcas disparam no piauí. Autora: Marta Alencar.
2º lugar: MT – Zero Lixões. Autor: Anchieta Cardoso.