Para encerrar o mês de março, em que são realizadas celebrações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, a 2ª Promotoria de Justiça de Picos promoveu na manhã desta sexta-feira (31) a oficina “Círculo de Construção de Paz – Mulheres: Vozes que Transbordam”.

A oficina teve como objetivo realizar um momento de confraternização com as mulheres que fazem parte do Ministério Público do município de Picos, com o intuito de fortalecer o reconhecimento da presença feminina na instituição e enaltecer a importância para o desenvolvimento de uma sociedade cada vez mais forte e integrativa.

“Foi um círculo para dialogar e refletir sobre o papel da mulher na sociedade. Um momento bem construtivo, no qual geramos bastantes conexões, contamos diversas histórias sobre cada uma de nós, e dialogamos sobre as conquistas e as lutas diárias das mulheres”, disse a promotora de Justiça Romana Vieira.

O encontro ocorreu no formato de círculo restaurativo e teve como facilitadores a servidora Gertrudres Maria de Jesus Neta e o estagiário Adailto Júnior. Ambos se tornaram facilitadores pelo projeto “Escolas de Círculos de Paz”, que vem sendo desenvolvido pela 2ª e 8ª Promotorias de Justiça de Picos.

“O círculo de hoje teve o intuito de promover o encontro e o acolhimento das servidoras do MP, na sede de Picos, em referência ao mês de comemoração do dia internacional da mulher. Foram levantados valores que facilitam que a voz feminina seja ouvida e faça a diferença no meio em que vivemos, bem como compartilhamos histórias e lutas em busca de lugar de fala. Foi também um momento de partilha e conexão das vivências femininas e sobre o caminho que ainda precisamos percorrer em busca de um futuro melhor, enaltecendo as gerações de mulheres que lutaram para que hoje pudéssemos fazer com que nossa voz fosse ouvida”, disse a servidora Gertrudes, facilitadora do círculo.

Para o estagiário Adailto Júnior, também facilitador, o círculo teve um importante papel de aproximação e de propor reflexões. “Foi uma ocasião para nos conectarmos com as histórias que foram contadas, considerando a força, garra e representatividade da mulher”, disse.

Entre os dias 12 e 14 de abril será realizada nova formação de facilitadores de círculo de construção de paz voltada para membros e servidores do MPPI. O evento acontecerá em Teresina (PI) e será realizado em parceria com o Núcleo de Práticas Autocompositivas e Restaurativas (Nupar) e com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf). As inscrições podem ser realizadas no Sistema CEAF e as vagas são limitadas.