A coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma), promotora de Justiça Áurea Madruga, participou de sessão solene alusiva ao Dia Mundial da Água realizada na manhã desta quarta-feira (22) na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
Na oportunidade, a coordenadora do Caoma falou sobre a necessidade de um estudo completo de toda a extensão da bacia do rio Parnaíba, uma vez que este documento serviria para construção de um Plano de Recursos Hídricos. “É previsto em lei a existência de um plano acerca das bacias hidrográfica. Nele, deve conter diversas informações, como, por exemplo, conhecimento de nascentes, verificar o crescimento populacional e a repercussão disso nesse zelo com o recurso hídrico, evitando-se a degradação. O documento é necessário para estruturar ações em prol de um meio ambiente equilibrado para as futuras gerações”, comenta a promotora de Justiça.

Segundo estudo feito pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a bacia hidrográfica do rio Parnaíba compreende 77% do território piauiense, sendo a segunda mais importante do Nordeste. No total, abrange uma área de 333.056 km², nos estados do Piauí, Maranhão e Ceará, alcançando 282 municípios e cerca de 5 milhões de habitantes. Os principais centros urbanos abrangidos em nosso Estado são Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano, tendo somente o município de Cajueiro da Praia fora do perímetro.
A promotora de Justiça destacou ainda que uma melhor gestão dos recursos hídricos no Piauí poderia evitar a desertificação. “Embora tenhamos a segunda mais importante bacia do nordeste, convivemos com situações de desertificação grave, como é o caso do município de Gilbués. Por outro lado, temos um potencial aquífero subterrâneo em Cristino Castro que acaba sendo desperdiçando pelos seus poços. Por dia, os quase 350 poços jorram 266 milhões de litros de água. É necessária uma atuação integrada e planejada para evitar essa situação e contribuir para um melhor uso desse recurso”, finaliza Áurea.

A sessão solene foi proposta pelo coordenador da Comissão de Defesa do Consumidor e Meio Ambiente e Acompanhamento dos Fenômenos da Natureza da Casa, deputado Dr. Hélio (MDB). Também estiveram presentes autoridades e representantes de instituições.

Sobre o Dia Mundial da Água
Instituída pela ONU durante a Rio 92, a data tem como objetivo destacar a importância da preservação e da oferta desse recurso natural. Para 2023, a campanha tem como tema “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”, usando para isso a fabula do beija-flor que apaga o incêndio carregando gotas de água em seu bico.