A promotora de Justiça Francisca Lourenço, titular da 46ª Promotoria de Justiça de Teresina, participou, na última sexta-feira, 10, de reunião de trabalho com a secretária de estado da Assistência Social, Regina Sousa, para tratar da atuação do GARPI – Grupo Operacional de Intervenção e Ações Rápidas do Sistema Socioeducativo do Piauí.
Ao fim do encontro, ficou definido que a Secretaria de Assistência Social do Piauí – SASC vai elaborar e apresentar ao Ministério Público Estadual um novo plano de segurança operacional para as unidades socioeducativas. A apresentação do documento deve ocorrer no próximo dia 10 de abril.

Tramita na 46ª Promotoria de Justiça, com atribuição para fiscalizar o cumprimento das medidas socioeducativas, um inquérito civil público sobre a criação do Grupo de Ações Rápidas. O objetivo é acompanhar as ações que são desenvolvidas pelo grupo nas unidades socioeducacionais.
Além da promotora Francisca Lourenço e da secretária Regina Sousa, participaram da reunião a secretária da Diretoria da Unidade de Atendimento Socioeducativo, Cícera Andrade, a superintendente Estadual de Direitos Humanos, Sônia Terra, e o chefe da Segurança do Sistema Socioeducativo, Capitão Evandro Vasconcelos.