Nesta quinta-feira (16), o Ministério Público do Piauí comemora o Dia Nacional do Ouvidor, data instituída pela Lei 12.632, de 14 de maio de 2012, com objetivo de fortalecer o trabalho realizado pela pessoa que desempenha a função de Ouvidor. A data foi escolhida em referência ao aniversário da criação da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO), em 1995.

Realizando mensalmente, cerca de 280 atendimentos, a Ouvidoria do MPPI é representada pela ouvidora Geral do MPPI, procuradora de Justiça Teresinha Borges e está localizada na sede leste do MPPI.

O órgão auxiliar ministerial tem como função ser espaço de escuta e canal de diálogo entre a administração e o cidadão. Com projetos idealizados durante todo o ano, a Ouvidoria é uma instância de controle e participação social, onde o cidadão contribui para a implementação de políticas públicas e faz a avaliação dos serviços prestados.

A ouvidora do MPPI, Teresinha Borges, ressalta que a atuação da Ouvidoria contribui para o aprimoramento da gestão. “Temos feito um trabalho efetivo, junto à sociedade piauiense, no que tange ao recebimento e encaminhamento das denúncias, sugestões, reclamações, elogios e pedidos de informação acerca do funcionamento e dos serviços prestados por este Órgão”, disse.

Além disso, as ações da Ouvidoria se baseiam em projetos lançados, com visitas aos órgãos e instituições ligadas às áreas da infância e adolescente, idoso, educação e segurança pública, bem como conselhos e associações.

“Levando acesso à Justiça e ao estreitamento de laços com os membros da comunidade, dando-os conhecimento dos seus direitos básicos, nosso trabalho se dedicado bastante na promoção da cidadania em consonância com a principal missão da Instituição, que é a defesa da sociedade e prestação de um serviço de qualidade”, finalizou a procuradora.