Representando o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), a promotora de Justiça Flávia Gomes, participou, nesta quinta-feira (20), de duas solenidades estaduais sobre garantias de direitos para pessoas com deficiência.

A primeira foi realizada na sede do Fórum Cível e Criminal de Teresina. Na ocasião, foi lançado o Manual de Acessibilidade “Superando as barreiras atitudinais”, um guia que orienta e expande o conhecimento da população em relação a pessoa com deficiência. Esse documento objetiva incentivar a consciência inclusiva com responsabilidade social e garantir o direito de todos a uma vida digna, acessível e justa. Durante esse evento, ocorreu também a inauguração da Unidade de Acessibilidade e Inclusão do Poder Judiciário do Piauí. Na mesa de honra, a promotora de Justiça Flávia Gomes representou o procurador-geral de Justiça do Piauí (PGJ-PI), Cleandro Moura. Ela coordena o órgão auxiliar do MPPI, Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC).

Em seguida, Flávia Gomes participou da solenidade comemorativa ao “abril Azul”, mês de conscientização sobre o autismo. O evento aconteceu no Palácio de Karnak, em Teresina. O Governo do Piauí, por meio das Secretarias Estaduais de Educação; Saúde; Assistência Social, Trabalhos e Direitos Humanos e de Inclusão da Pessoa Com Deficiência, lançou o Projeto do Centro Especializado de Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista e entregou à sociedade piauiense equipamentos de informática para entidades que atendem pessoas com TEA no Piauí e dois veículos.

“Para que uma sociedade seja de fato inclusiva, é preciso cooperar no esforço coletivo de sujeitos. Esse trabalho integrado entre o Ministério e diversas instituições para uma atuação organizada e coletiva, proporcionará que garantia dos direitos das pessoas com deficiência seja ampliada por todo o Piauí”, disse Flávia Gomes.