O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho é celebrado em 28 de abril. Para conscientizar sobre o tema, o Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT), com apoio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Caods) e a Assessoria Técnica de Piscologia, promoveu uma série de ações educativas ao longo de todo o mês.

Intitulada “Abril Verde: pela saúde e segurança no trabalho, por todos nós”, a campanha foi veiculada através de mensagens intituladas “dicas de ergonomia” que foram disponibilizadas no plano de fundo de computadores e mídias institucionais. A ideia surgiu pela necessidade de incentivar boas práticas de promoção da saúde no ambiente de trabalho e o autocuidado como hábito fundamental para um bem-estar laboral.

Confira as dicas no material em anexo.

A promotora de Justiça Janaína Rose Aguiar, titular da 33ª Promotoria de Justiça, comenta que antes não praticava atividade física, e, apenas começava quando sentia dores, mas que sempre abandonava. Em 2018, após um problema de coluna, ela teve que dar início aos exercícios físicos. “Os problemas apareceram pela falta de prevenção, incluindo minha postura no ambiente de trabalho. Agora melhorei e não largo mais”, comenta.

A promotora de Justiça Janaína Rose utiliza equipamentos adequados para melhorar a ergonomia no trabalho.

A integrante do MPPI ressalta ainda a importância do Abril Verde para todos. “Uma campanha como essa é essencial no ambiente de trabalho. A gente precisa ter preocupação com a ergonomia, com os móveis, ter cuidado para levantar, pelo menos, de 40 e 40 minutos, fazer um alongamento, porque movimentos repetitivos que a gente faz no dia a dia, com excesso de tempo numa mesma posição, tende a nos causar lesões de coluna e nos tendões. Depois que essas lesões se instalam, o quadro não se reverte mais, e a gente trabalha apenas para que não piore e sinta dores, sendo que às vezes a gente nem consegue fazer com que elas cessem. Por isso, é essencial que a gente se concentre, principalmente na prevenção”, conta a promotora.

Além de contribuir para o bem-estar físico, os alongamentos musculares promovem a saúde mental. Nesse sentido, alguns cuidados simples tornam-se aliados na prevenção, como manter a postura correta ao sentar, deixar os pés retos, manter os cotovelos alinhados com o pulso, deixar o monitor em frente ao seu rosto com uma distância de no mínimo 50 cm, levantar-se para realizar alongamentos. Em caso de dor ou desconforto, o recomendado é buscar um médico.

A servidora Sheyla Albuquerque também busca seguir com os cuidados e ressalta a necessidade de um mês dedicado ao bem-estar físico e mental no ambiente de trabalho. “Apesar de ser importante seguir com os cuidados durante todos os meses do ano, acho importante ter um mês dedicado para reforçar a necessidade desses hábitos. A gente se envolve tanto com as urgências do trabalho, que acabamos esquecendo de cuidar do nosso corpo. No meu caso, a maior parte do meu trabalho é com digitação. Então, faço pausas para alongamentos e, assim, prevenir dores e lesões”, disse.

Um Manual de Primeiros Socorros também foi disponibilizado para os integrantes da instituição. A redação do informativo foi realizada pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde. O manual é dividido em duas partes, sendo a primeira voltada para noções de primeiros socorros, contendo dicas e técnicas que podem ser utilizadas em momentos de emergência no ambiente de trabalho, como convulsões, desmaio, choque elétrico etc. A segunda, traz orientações relativas à saúde mental, com explicações sobre como identificar uma crise de ansiedade, como agir diante de um ataque de pânico, entre outros pontos.