Nesta terça-feira, 18 de abril, os promotores Márcio Giorgi Carcará Rocha, da 2ª Promotoria de Justiça de Bom Jesus, e Karla Daniela Furtado, coordenadora do Centro Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), reuniram-se de forma virtual, com o prefeito de Redenção do Gurgueia, Ângelo José Sena Santos, o secretário de saúde do município, Onario Guimarães Pereira, representantes da Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (DUCARA/SESAPI) e do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado do Piauí (COSEMS/PI) para tratar das inconformidades identificadas na Unidade Mista de Saúde de Redenção do Gurgueia.
Os pontos debatidos são provenientes dos relatórios de vistoria realizados pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí (CRM/PI) e pela Diretoria de Vigilância Sanitária Estadual (DIVISA), que apontaram irregularidades referentes à segurança dos pacientes e dos trabalhadores, e a necessidade de adequações estruturais, técnicas e de recursos humanos.
O prefeito do município informou que em relação aos aspectos estruturais, vários pontos já foram sanados, tendo em vista que o estabelecimento de saúde passou recentemente por reforma. Com isso, ficou definida a realização de novas vistorias para apurar se as inconformidades foram sanadas.
Sobre a adequação de recursos humanos, em particular, a falta de atendimento médico presencial durante todos os dias da semana e a ausência de materiais e equipamentos para o devido diagnóstico dos pacientes, o prefeito do município, explicou que o repasse de recursos pelo Estado é insuficiente para prestação e manutenção destes serviços na Unidade Mista de Saúde de Redenção do Gurguéia.
Os representantes da DUCARA/SESAPI marcaram uma auditoria no estabelecimento de saúde, para avaliar a qualidade dos serviços ,a necessidade de melhoria ou de ações preventivas e corretivas.
Ficou acordado, ainda, que o município de Redenção do Gurguéia encaminhará ao Ministério Público, no prazo de 60 dias, um relatório acompanhado da respectiva documentação comprobatória, acerca das melhorias estruturais realizadas no estabelecimento de Saúde.