No período de 27 a 31 de março, os municípios de Beneditinos e Alto Longá receberam ações do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e da Ouvidoria Itinerante, projeto desenvolvido pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI). Durante o evento, foram oferecidas informações à população sobre os direitos e deveres dos consumidores.

As atividades em Beneditinos aconteceram nos três primeiros dias: 27, 28 e 29 e contaram com a parceria da Justiça Itinerante e do Tribunal de Justiça do Piauí. O PROCON informou que foram registradas 24 reclamações. A Ouvidoria do MPPI destacou que foram registradas 20 manifestações na cidade.


Na ocasião, duas palestras foram ministradas para alunos de 14 a 17 anos, no Ginásio Estadual Luiz Alves de Almeida. O coordenador técnico do Procon/MPPI, Edivar Carvalho, falou sobre os canais virtuais na resolução de conflitos. Já a servidora do Procon Sheyla Albuquerque, abordou o tema “PROCON e suas nuances de atuação”. Na escola, ainda, houve a palestra ministrada pela representante da Ouvidoria, onde foi discutido sobre os serviços desenvolvidos e os canais de atendimentos do órgão auxiliar.
Concluindo as ações, o município de Alto Longá recebeu o Procon Itinerante nos dias 30 e 31. Durante a atuação do projeto, foram registradas 23 reclamações. Foi ministrada uma palestra para o público infantil, com o tema “O poder da publicidade no consumo infantil”, com a presença de alunos de 08 a 10 anos do Educandário Santo Antônio.

O PROCON Itinerante foi recepcionado em Alto Longá pelo prefeito Henrique César e por representantes do governo municipal. No encontro, foi repassada para as autoridades, a necessidade do PROCON Municipal para os consumidores da região. Na cidade, a Ouvidoria do MPPI realizou 23 atendimentos.
