Representando o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), a promotora de Justiça Flávia Gomes, participou, nesta terça-feira (18), da primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) pela cultura de paz e segurança nas escolas do Piauí. Realizado na sede da Secretaria Estadual de Educação (Seduc-PI), o encontro do GT mobilizou representantes de diversas instituições que atuam em prol da educação no Estado.
Flávia Gomes também coordena o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC), órgão auxiliar do MPPI. Na última semana, o CAODEC expediu nota técnica com sugestões de atuação estratégica para prevenção a situações de violência e promoção da cultura de paz no ambiente escolar dirigidas aos membros do Ministério Público (MP), sem caráter vinculativo.

“Esta é a primeira reunião após a formalização do Grupo. No entanto, os integrantes do GT já estiveram reunidos em outros dois momentos para alinhar as ações a serem desenvolvidas no sentido de atuarmos em conjunto para fortalecer a promoção da paz nas escolas, entre outras ações preventivas”, disse Flávia Gomes.

Durante a reunião, o Grupo realizou análise do clima escolar nos últimos dias e ajustou o plano de ação coordenado pelas Secretarias de Educação e Segurança Pública, que envolve diversas medidas emergenciais, de cunho ostensivo, educativo, pedagógico e estruturante.

Segundo a superintendente de Ensino Superior da Seduc, Viviane Carvalhedo e a diretora da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE), Ana Rejane Barros, o Plano de Ação deve ser apresentado à sociedade ainda nesta semana. As gestoras conduziram a apresentação do documento aos participantes do diálogo, que o validaram.
