A promotora de Justiça Cynara Barbosa, coordenadora do Núcleo de Práticas Autocompositivas e Restaurativas do Ministério Público do Estado do Piauí (Nupar/MPPI), reuniu-se com promotores de Justiça atuantes em diversas áreas para apresentar o projeto “Nupar Plantando a Semente”. O objetivo do projeto é fomentar a solução pacífica de conflitos, por meio de técnicas de autocomposição, como a mediação e a conciliação, de forma descentralizada.

“Os mecanismos de tratamento adequado de conflitos promovem a disseminação da cultura de paz. A autocomposição está em alinhamento com um dos valores institucionais do Ministério Público, que é a resolutividade. Ao promovermos a resolução rápida e satisfatória de conflitos, evitando sua judicialização, possibilitamos a restauração das relações sociais. Assim, a instituição se torna referência para a população, enquanto instância que resolve efetivamente os problemas, que se importa com cada cidadão e que busca as melhores soluções para as lides”, destaca Cynara Barbosa.

A promotora de Justiça apresentou o projeto “Nupar Plantando a Semente” aos promotores de Justiça Eny Pontes, com atuação na defesa do direito à saúde; Myrian Lago, da Promotoria de Justiça da cidadania e dos direitos humanos; Janaína Aguiar, atuante na defesa das pessoas com deficiência e das pessoas idosas; e Verônica Sales e Antônia Barbosa, do Núcleo das Promotorias de Justiça de Família e Sucessões de Teresina.

A coodenadora do Nupar/MPPI destacou que o projeto foi bem recebido pelas equipes das Promotorias de Justiça.