Diversas Promotorias de Justiça do Ministério Público do Piauí promoveram ações em alusão do Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado anualmente no dia 18 de maio.

Betânia da Piauí

O promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa, representou o Ministério Público do Piauí em evento alusivo ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Betânia do Piauí. A atividade foi realizada na quinta-feira (18), na quadra Poliesportiva do município.

O promotor titular da 3ª Promotoria de Justiça de São Raimundo Nonato, ministrou palestra em que abordou a importância do papel dos pais como observadores comportamentais dos filhos. “É fundamental estar atento e saber como proceder, para garantir que seus filhos fiquem seguros, especialmente em casa, para o crescimento e desenvolvimento como pessoa e cidadão”, pontuou Jorge Luiz.

São Pedro do Piauí

Em São Pedro do Piauí, o promotor de Justiça Nielsen Silva Mendes Lima participou de uma caminhada no município na quinta-feira (18). A iniciativa contou com a parceria do Conselho Tutelar e da Secretaria de Assistência Social, incluindo órgãos como o CRAS e o CREAS, além de outros órgãos municipais.


Após a atividade, o representante ministerial realizou uma palestra sobre os direitos das crianças e dos adolescentes, em que apontou os principais crimes cometidos nessa área e destacou as medidas que a população em geral pode adotar para denunciar a prática criminosa.


Buriti dos Lopes

A promotora de Justiça de Buriti dos Lopes, Francineide de Sousa Silva, também participou de caminhada no município referente à Campanha de 18 de Maio. A ação contou com a participação de representantes de escolas públicas, particulares e de órgãos não governamentais.


Ao final da caminhada, a representante do Ministério Público falou sobre a importância da data para a prevenção de crimes contra crianças e adolescentes. A programação contou ainda com apresentações teatrais e musicais de alunos atendidos pela APAE.

São Raimundo Nonato

O Ministério Público do Piauí, por meio da 4ª Promotoria de Justiça de São Raimundo Nonato, participou do Seminário de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente realizado pela Secretaria Municipal Assistência Social de São Raimundo Nonato.

O evento teve a finalidade de discutir o retrato da violência sexual contra menores na cidade, bem como fortalecer a rede de proteção e elaborar o plano municipal de ação e fluxo de atendimento. Na ocasião, o MPPI foi representado pela promotora de justiça Gabriela Almeida de Santana.

Picos

A 2ª Promotoria de Justiça de Picos desenvolveu ações específicas em diferentes municípios da comarca. Com o tema: Violência Sexual e o Papel da Educação, Família e Sociedade, as ações apresentaram à população, em escolas dos municípios, a importância da acolhida das crianças e adolescentes e como evitar a revitimização.

Na ocasião, a servidora Gilca Feitosa, assessora da 2ª PJ de Picos, representou o MPPI.

A promotora Itanieli Sá ministrou palestra em Picos, no Colégio Machado de Assis e no Ceprosp.

Corrente

A equipe da 1ª Promotoria de Justiça de Corrente, que tem como titular o promotor Luciano Lopes, participou de uma caminhada seguida de uma panfletagem nas ruas da cidade.

O evento foi alusivo à campanha contra o abuso e a exploração sexual infantil.