Nesta quinta-feira (11), segundo dia de programação do evento “Junt@s – construindo o futuro e transformando realidades”, foi realizada reunião extraordinária do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), colegiado que reúne as lideranças de todos os ramos e unidades do Ministério Público brasileiro.

O “Junt@s” congrega, além da reunião do CNPG, os encontros de trabalho de alguns de seus órgãos: o Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH) e suas comissões, o Grupo Nacional de Defesa do Consumidor (GNDC) e o Grupo Nacional de Execução Penal (GNEP). Mais de 200 membros do Ministério Público, com atuação em diversos locais do país, estão no Piauí para debater e deliberar sobre temas de interesse social, traçando estratégias que devem resultar em benefícios para a coletividade.

Participaram da reunião do CNPG dezesseis Procuradores-Gerais, sete membros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e um representante da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), além de outras autoridades. Para o Procurador-Geral de Justiça do Piauí e anfitrião do evento, Cleandro Moura, os encontros do CNPG são produtivas oportunidades de compartilhamento de experiências, saberes e boas práticas.

“O CNPG promove a integração entre os ramos e unidades do Ministério Público brasileiro, desenvolvendo planos de atuação e formalizando entendimentos que fortalecem a atuação e conferem mais efetividade ao trabalho da instituição. Por isso, estamos muito felizes por receber, pela primeira vez, esta reunião. Estamos mostrando as potencialidades do Piauí para centenas de pessoas, que constroem conhecimento, planejam e produzem conjuntamente. E esta é a natureza e o propósito deste evento”, destacou Cleandro Moura.

Um dos principais momentos da reunião de hoje foi a mudança da presidência do colegiado: a PGJ da Bahia, Norma Cavalcanti, transferiu o cargo para o PGJ do Pará, César Bechara. A ex-presidente apresentou um relatório de sua gestão, e todos os membros apresentaram votos de êxito ao novo presidente, que assume mandato de dois anos.

O CNPG ainda deliberou sobre termos de cooperação e propostas de campanhas nacionais. Ao final, Cleandro Moura, que também é presidente do GNDC, e o assessor técnico Ricardo Alves conduziram uma apresentação sobre a atuação do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do Piauí. No estado, a rede Procon é coordenada pelo Ministério Público. O PGJ falou sobre a importância do poder de polícia, que possibilita a aplicação de sanções a fornecedores, para a garantia da resolutividade do trabalho do órgão, de modo que as demandas dos consumidores sejam resolvidas de forma mais rápida e satisfatória.

A própria reunião do GDNC foi realizada nesta quinta. Já as reuniões das sete comissões do GNDH seguirão até amanhã, quando também acontecerá a reunião do GNEP.

Confira o álbum do segundo do Juntos: https://photos.app.goo.gl/ARKtherTFmaoQFvU9