O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de São João do Piauí, realizou ciclo de palestras em alusão ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, de 17 a 19 de maio.

Os eventos aconteceram em parceria com o Conselho Tutelar, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Secretaria Municipal de Educação de São João do Piauí.

Conforme a promotora de Justiça Micheline Serejo, as palestras tiveram o objetivo de orientar a população sobre as medidas necessárias de prevenção e combate à violência sexual praticada contra crianças e adolescentes e foram ministradas pela promotora de Justiça e por representantes do CREAS, do Conselho Tutelar e da Equipe Multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação de São João do Piauí.

A programação alcançou públicos como a rede de educação do município e famílias dos alunos da Escola Amadeus Carvalho e da Escola Raimundo Paulo Alves. Além das palestras, também foi realizada uma caminhada no dia 18, promovida pela Prefeitura de São João do Piauí.

O ciclo de palestras dá continuidade ao Projeto “Férias Seguras em Casa”, idealizado pela 2ª Promotoria de Justiça de São João do Piauí, que verificou grande quantidade de ocorrências envolvendo violência sexual contra crianças e adolescentes no município e convocou os órgãos da assistência social municipal para, em conjunto, iniciarem atividades de conscientização do público geral.