O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio das 2ª e 8ª Promotorias de Justiça de Picos, concluiu a quarta edição da formação de facilitadores do projeto “Escola de círculos de construção de paz: práticas pedagógicas e restaurativas”, que aconteceu de 15 a 17 de maio, na sede das Promotorias de Justiça de Picos.

O curso tem entre seus objetivos a formação de facilitadores de círculos de construção de paz e a disseminação de possibilidades de resolução não violenta dos conflitos. A adoção de práticas de Justiça Restaurativa está prevista na Resolução CNMP nº 243/2021. Os princípios básicos para utilização desses programas estão previstos também na Resolução nº 2002/2012 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Essa etapa foi ministrada pelas promotoras de Justiça Itanieli Rotondo Sá e Romana Leite Vieira e pela presidente da Comissão de Justiça Restaurativa e Direito Sistêmico da OAB Subseção de Picos, advogada Wilca Lucas Cavalcante, que também integra o projeto.

Para a participante Edivânia Barros de Lima, a experiência é positiva. “Passamos a aprender a desconstruir imagens, posturas, comportamentos, e estamos a construir um novo ser, a nos conhecer, para assim entender que a paz é construção e, principalmente, decisão, mesmo diante dos maiores conflitos”, destacou.